quarta-feira, fevereiro 16, 2011

Malawi: a data de nascimento do Presidente Bingu wa Mutharika passa a ser feriado nacional

Por Faustino Igreja, em Blantyre

O Governo malawiano vai decretar o dia 24 de Fevereiro, data de nascimento do Presidente Bingu wa Mutharika, como feriado nacional.
A proposta visa prestar a “devida homenagem” ao Presidente malawiano Ngwazi Bingu wa Mutharika que naquele dia, 24, completa setenta e sete anos de idade.
A noticia foi veiculada pelo jornal Nyasa Times citando fontes dos serviços secretos malawianos.
De acordo com a fonte, está previsto para o próximo dia vinte e quatro de Fevereiro um mega-espectáculo em Lilongwe que vai contar com a actuação de artistas malawianos e estrangeiros.
O Presidente Bingi wa Mutharika será igualmente homenageado com um jogo amigável de futebol.
Alguns segmentos da sociedade malawiana consideram a proclamação da data de nascimento de Bingu wa Mutharika como feriado nacional, o cúmulo do culto de personalidade.
Ja no passado, o 14 de Maio, data de nascimento do falecido ditador Hastings Kamuzu Banda era feriado nacional no país, prática que é agora retomada por Bingu wa Mutharika.
Com a subida de Bakili Muluzi ao poder em 1994, a data de nascimento de Kamuzu Banda deixou de ser feriado nacional, mas alguns anos mais tarde o Parlamento malawiano decidiu reinstaurar o feriado.

Fonte: Rádio Moçambique - 16.02.2011

6 comentários:

V. Dias disse...

Até não acabar a canabis no quintal desses líderes teremos que comprar tampão para não ouvir este tipo de notícias. Dizer o quê, ele é democrata, democraticamente eleito.

Zicomo

Anónimo disse...

Muita vergonha para Africa!

Chauque disse...

mas que porcaria de presidentes temos em África, o dia do nascimento do presidente é feriado, e quando morre.o outro presidente a data será feriado. quantos feriados nacionais terá o pais? e assim com tantos feriados como vamos desenvolver o continente? isto é o fim do mundo, em África parece que em vez de conquistar a democracia todos , estamos a ficar mais maluco pela governação. que merda

Anónimo disse...

O problema é que os nossos líderes têm falta de auto-estima, por mais que digam que não. Precisam de se sentir importantes e de aumentar os seus egos pequeninos.
Assim nunca mais chegamos ao progresso e desenvolvimento.
Isto parece mesmo uma grande anedota.
Maria Helena

Reflectindo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Reflectindo disse...

Os nossos governantes, leia-se mandões, não têm nenhuma nocão de desenvolvimento económico. Wa Mutharika, apesar de economista de carreira (parece-me que ele é isso), não foge a regra. Os nossos mandões não sabem o que significa um feriado para um investidor sério, um empresário sério.
Mas também porquê vão se preocupar se os doadores resolvem os problemas financeiros?