segunda-feira, fevereiro 07, 2011

Cabo-Verde/legislativas: PAICV obteve 37 deputados dos 72 do Parlamento

Praia - O partido socialista no poder em Cabo-verde (PAICV) terá 37 deputados dos 72 que compreende o Parlamento e conserva a maioria absoluta após as legislativas de domingo, mesmo a perder quatro assentos em relação a precedente legislativa, soube a AFP junto da comissão eleitoral.
No poder há dez anos, o Partido Africano da Independência do Cabo-Verde (PAICV), dirigido pelo Primeiro-ministro, José Maria Neves, obteve cerca de 51 porcento dos votos face ao seu principal adversário liberal, o Movimento para a Democracia (MPD) de Carlos Veiga, que terá 33 deputados.
Um pequeno partido, a União cabo-verdiana independente e democrática (UCID, social-democrata), obteve dois deputados, segundo uma fonte da Comissão Nacional Eleitoral (CNE) indicando que a taxa de abstenção era fraca, na ordem dos 25 porcento.
O PAICV, que vai continuar a dirigir o país durante cinco anos, dominou nas dez das 13 circunscrição eleitoral (dos quais três reservados a diáspora).
Durante as legislativas de 2006, o PAICV havia já vencido a maioria absoluta com 52% dos votos e 41 deputados contra 44 porcento dos votos e 29 deputados no MPD, as duas sedes restantes antes sido ganho por UCID. A taxa de participação tinha sido de 54,2 porcento.
Os resultados oficiais devem ser anunciados quarta-feira pela CNE.
José Maria Neves havia proclamado segunda-feira de manhã a vitória do seu partido, e em seguida reconhecido pelos seus adversários, colocando-se em primeiro lugar Carlos Veiga.

Fonte: Angolapress - 07.02.2011

4 comentários:

V. Dias disse...

Cabo Verde é um país africano?

Zicomo

Reflectindo disse...

AMigo V. Dias,

Porquê Cabo Verde se questionaria em ser país africano?

V. Dias disse...

Simples, porque Cabo Verde sendo um país de África tem uma atitude diferente, totalmente diferente dos bantus.

Júlio Lima (investigador da UÉ) tem me dito que para perceber CV é necessário compreender a sua história. Portanto, CV teve os mesmos passos que o nosso país, mas cedo percebeu que o caminho do progresso estava na educação.

Sabe Reflectindo, tens que perceber que os país que contam consigo próprios para a sobrevivência tem mais probabilidade de se desenvolverem do que os países com recursos.

Pode ser esta a razão, talvez!!!

Zicomo

Reflectindo disse...

V. Dias

Eu entendi o propósito da tua pergunta, pois que é o que tenho evocado aqui.
Tal igual acompanhei e acompanho o processo eleitoral da Côte d'Ivoire tentei acompanhar o de Cabo Verde, embora para este último eu estivesse convencido que continuaria exemplar como tem sido.
O que devemos nos questionar é do porque não aprendemos com Cabo Verde?

Fungulamasso disse numa outra postagem que tudo se deve ao facto de Cabo Verde ser um arquipélago. Entretanto o que justifica que Madagáscar seja ruim e Botswana esteja no grupo de Cabo Verde? Não estou a dizer que não estou a concordar que a situacão geográfica tenha ajudado aquele país irmão, mas que nós também podiamos ter atingido aquele nível se tivessemos muita vontade.

Felizmente, em nenhum lado li que um núcleo universitário do PAICV fez trafulhices, tinta indelével foi usada por funcionários públicos feitos de agentes eleitorais, fantasmas foram as urnas, entre coisas que se praticam no meu país, embora sejam das accões mais difíceis, duras e perigosas que não praticar isso.