sexta-feira, novembro 14, 2008

Conselho constitucional chumba CNE

PERDIZ RECORREU SEUS CANDIDATOS

- O Conselho Constitucional, na sua deliberação acontecida esta semana, deu razão aos quatro candidatos da Renamo e um do PDD que haviam sido chumbados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), supostamente porque as suas candidaturas estavam feridas de irregularidades
A “perdiz” havia sido reprovada nos municípios de Dondo, Gorongosa, Manica e Manjacaze.

São estes os candidatos que agora respiram de alívio: Cristovão Filipe Soares, Gorongosa; Manuel Zeca Bissopo, Dondo; Bejamin Luís Matchangaisse, Manica; sendo que o de Manjacaze o nome não foi facultado a este jornal.
Depois de a Renamo ter -se queixado, só ontem é que lhe foi facultado o acórdão do Conselho Constitucional dando indicação de que os seus candidatos podem concorrer às autárquicas de 19 de Outubro.

Ora, este acórdão é publicitado dez dias depois de a campanha eleitoral ter iniciado, facto que, a olho desarmado, nota-se que a Renamo está em prejuizo. É por isso que, apesar de estar satisfeita com a decisão, a “perdiz” exige que lhe sejam dado mais dias para que promova a sua campanha nas edilidades onde havia sido chumbada.

Aliás, nas mesmas edilidades, a Renamo fez campanha como partido, mas foi impedida de o fazer em nome de qualquer candidato.

O que equivale a dizer que nos tais locais os candidatos daquele partido da oposição não são conhecidos.

Por outro lado, a Renamo ainda é da opinião que deviam existir tribunais eleitorais para dirimir aquele tipo de conflitos, pois os comuns levam “séculos” para solucionar um imbróglio, mesmo havendo solução a vista.

Aliás, quando tal sucedeu, a própria “perdiz” havia acusado o partido no poder, a Frelimo, de estar por detrás das manobras que levaram ao impedimento de os seus concorrentes poderem participar da campanha nos municípios retromencionados.

Entretanto, a CNE esteve reunida ‘a tarde de ontem para, dentre vários assuntos, deliberar sobre o conteúdo do acórdão do Conselho Constitucional.

Porém, até ao fecho desta edição o DN não conseguiu chegar à fala com o porta-voz da entidade, Juvenal Bucuane, para devidos esclarecimentos.
DIÁRIO DE NOTÍCIAS - 14.11.2008

Leia também no Mocambique para todos
Nota: Parabéns CC pela decisão sábia. Parabéns Renamo, mas continuo a sugerir uma dedicacão à causa e nunca perder tempo com perseguicão aos membros que prestigiam o partido.

2 comentários:

Anónimo disse...

Tribunal Administrativo e Conselho Constitucional que continuem defender o povo as coisas estao complicadas ca fora ha perseguicoes for do normal na funcao publica nem digo, ha funcionários que as instituicoes subordinadas aplicadas penas nao previstas sendo assim nem chegam a formalizar as mesmas por tratar de irregularidades graves, alguns sao punidos legalmente e os juristas meia volta contactam os visados para lhes pagarem no sentido de nao se executar a pena tenho casos frescos e antigos.

Reflectindo disse...

Nessas instituicoes está a esperanca dos cidadaos que ainda lutam pela liberdade em Mocambique. A PGR já era.