quinta-feira, novembro 20, 2008

A questão de números na Ilha de Moçambique

Parece que a questão de votos e números forjados não escapou neste actual processo eleitoral. Quase todos os ilheus (95 %), na antiga capital de Mocambique, foram à votação, apenas que mais 1/4 deles (28 %) não sabiam a quem ou que votar.
A outra questão interessante é que os funcionários da assembleia de voto foram muitos flexíveis que não precisaram de nenhuma prorrogação depois da 18 horas, contrariamente ao que aconteceu nas cidades vizinhas do Nacala Porto e Monapo ou na Vila de Mocimboa da Praia.

E, mais outra questão é de alguns dos lugares onde acontecem milagres, eles lá se repetem, sobretudo se não houver curiosos que querem ver o que fazem os artistas entre bastidores ou como se diz em inglês "behind the scenes". Neste caso, Ilha de Moçambique e Lichinga, é apenas uma repetição da cena.

A minha pergunta é se a PIC não pode pegar todos esses funcionários da assembleia de voto para desvendarem o milagre, pois da próxima ficar-nos-ia apenas a tarefa de ensinar como votar para evitar um monte de votos nulos.

Leiam a peça de notícia de AWEPA (Associação dos Parlamentares Europeus para a África)
aqui

Possível fraude na Ilha de Moçambique

Na Ilha de Moçambique a afluência foi de 95% e 28% dos boletins de voto foram nulos, numa estimativa feita pelo nosso correspondente. Nenhum destes números é credível e são uma forte indicação de fraude.

A afluência de 95%, bem superior a outros municípios e na prática quase impossível de obter, sugere fraude eleitoral. 28% de votos nulos também não é credível – em 2003os nulos nas eleições locais na Ilha foram inferiores a 9%. Uma fraude usada em vários locais em 2004 e confirmada por este Boletim foi que os funcionários da assembleia de voto aliaram-se com a Frelimo para pôr uma marca a tinta adicional num boletim de voto onde uma pessoa tinha votado pela Renamo usando uma impressão digital, de forma a invalidar o voto. O elevado nível de nulos sugere que isto pode ter acontecido de novo.

Nos resultados preliminares, o candidato da Frelimo para presidente ganhou com 60%, em comparação com 40% para a Renamo. Assim, a diferença entre os dois é menor que o número de votos que possa ter sido invalidado.

O nosso correspondente em Lichinga também relata possível fraude eleitoral, com pelo menos duas assembleias de votos a ter mais boletins de voto na urna do que eleitores no caderno.


Adenda: AWEPA desculpa-se pela notícia:

Humble apologies: No indication of major fraud in Ilha de Moçambique

The is no indication of major fraud in Ilha de Moçambique, contrary to our Bulletin earlier today. An erroneous report from one of our correspondents suggested an impossibly high turnout and thus ballot box stuffing. In fact, final results show the turnout to be 52%, which is average this year. Furthermore, the margin of Frelimo’s victory over Renamo – 30% of the vote – could not possibly by accounted for by fraudulent votes. Therefore we withdraw totally our suggestion of earlier today, and apologise to our readers.


6 comentários:

umBhalane disse...

Parabéns pelo expressiva e inequívoca vitória de Daviz Simango.

Extensivo a TODOS os apoiantes e simpatizantes de Daviz.

O trabalho começa AGORA.

Abraço

umBhalane

Reflectindo disse...

Obrigado, UmBhalane!

É parabéns para TODOS e todos mesmo apoiantes e simpatizantes de Daviz.

Não podes imaginar as minhas emocões.

Concordo contigo, este é apenas o início dum trabalho duro, tanto na Beira como a nível nacional.

Abraco

Ximbitane disse...

Faço minhas as palavras do umBhalane e, acrescento, espero sinceramente que haja uma profunda virada na Perdiz que se depena a olhos vistos!

Júlio Mutisse disse...

Reflectindo, gostaria que reflectisses comigo a ideia do Significado do Voto lá no meu blog. O convite surge por causa do que reportas sobre votos nulos.

Reflectindo disse...

Ximbitane, estamos todos a espera. Estamos a espera do que a Perdiz-mor vai dizer em conferência de imprensa nos próximos momentos.

Reflectindo disse...

Júlio Mutisse vou lá dar o meu ponto de vista quanto ao assunto que me convidaste. Li o teu artigo e não é o tipo de votos nulos de que me referi, mas em todo o caso tenho um ponto de vista sobre isso.

Abraco