sábado, novembro 15, 2008

Daviz Simango: Homem de trabalho, humilde, simples e social

Finalizando a série “As multidões do Daviz Simango”, Prof. Carlos Serra escreve que “o cerne do seu carisma [do Daviz] está nos seus feitos, naquilo que, efectivamente, tem feito e feito fazer numa Beira votada ao abandono pelos anteriores edis. Qualquer auscultação ligeira aos munícipes da cidade e da sua periferia mostra isso inequivocamente. Os nossos olhos podem perfeitamente verificar que a devização da Beira é uma realidade.”

E eu concordo que é isso mesmo em primeiro lugar. É isso que muitos dos honestos que conhecem o Chiveve, independemente da sua cor partidária afirmam. Daviz Simango não manda, mas sim dirige a equipa com que trabalha e é algo um pouco raro entre nós. Entre nós há muitos mandões e poucos dirigentes. Daviz Simango trabalha directamente com os munícipes.

A primeira vez (em 2005) que vi as fotos de Daviz Simango em acção recordei-me da tradição de trabalho durante a minha formação de professores nos finais da década 70, assim como de ADPP tanto em Moçambique como na Dinamarca.

Se muito se fez por Daviz deve ser pela sua participação directa ao trabalho e não mandar a alguns mandões para irem mandar outros a fazer algo e sentir-se satisfeito com relatórios que muitas vezes são falsos.

Também, lembro-me do que uma pessoa amiga me contou sobre Daviz quando ela se encontrou com ele pela primeira vez: “hoje tivemos um encontro com o Daviz, o tipo é simples, humilde e social.“

Ao contrário do que muitos pensam, e é a muita gente que assim pensa, estas caracteristas conquistam os corações da maioria dos nossos compatriotas. Mas reconheço que ser-se um dirigente humilde, simples e social, em suma homem do povo, corre-se risco de perseguição.

Foto retirada do debates e devaneios

7 comentários:

Linette Olofsson disse...

Ele é filho de um Guerreiro! Ele vai em frente!
Um verdadeiro Guerreiro! nao recua nao abandona os seus.
Ele é filho de um Historico! filho de Reverendo Uria Simangoe Celina Siamngo.
Deus esteja com ele
Linette Olofsson

Reflectindo disse...

É o que muitos devem entender. É como alguém comentou no Blog do Prof. Serra, o meio ambiente em que a pessoa cresce contribue.

Anónimo disse...

Apenas exortar os que perseguem os outros para pararem e pensar, visto que isso vai doer no futuro, ha muita gente descontente na funcao publica ja sabem porque isso vao chorar um dia alguns ja tao sendo acusados de execucoes praticadas em 1973 se a memoria nao me trair em tanzania, sou do partido da macaroca desde que nasce e sou estudante de ciencias politicas, no medio oriente. Daviz, filho do povo, jovem humilde, continue assim mesmo, nao abondone esse povo que quer o seu auxilio para sobreviver nesse pais que alguns tentam o menter nos sovacos. apos o meu curso te procuro antes de voltar definitvamente a Mozambique. boa sorte.

Reflectindo disse...

Sem dúvidas anónimo, perseguicões nao constroem a pátria. Hoje há muitos que odeiam a Frelimo precisamente porque persegue os cidadaos e esse ódeio já está atingido à Renamo por ter-se apercebido que faz o mesmo.
Daviz terá que continuar a guiar a luta pela cidadania livre

Anónimo disse...

Em 2004 vi a cidade da Beira com uma nova face. E todos diziam que é obra do Daviz Simango... Se ele foi capaz de mudar os aspectos negativos da vida social da cidade porque não deve ele continuar a sua ideal Obra?

Daviz é convicto que só com o trabalho e amor dos cidadões à cidade pode melhorar e mudar as condicões de todos que nela habitam!

Reflectindo disse...

Tjänare Elsa,

Não há dúvidas que Daviz merece continuar a dirigir a Cidade da Beira e talvez não só. Muitas vezes tenho dito que Daviz Simango é o orgulho dos mocambicano e mesmo de África como os governantes do Botswana são. Os melhores filhos da pátria são os que prometem e fazem.
Daviz é: Yes we can. E agora é a altura de identificarmos os que perseguem e combatem os melhores filhos da pátria.

Reflectindo disse...

Boa recordacão