sexta-feira, outubro 17, 2008

O Insolito Acontece na Beira!

Por Manuel de Araújo

Num acontecimento sem precedentes na recente historia das relacoes entre partidos politicos em Mocambique, o chefe da bancada da Frelimo no Municipio da Beira, Mateus Saize, rasgou elogios ao Secretario Provincial da Renamo Fernando Mbararano, alegadamente por ter exposto a publico a ma gestao e corrupcao do actual edil do Municipio da Beira.

Comeca a ficar evidente que existe uma confluencia de interesses e ate aparente colaboracao entre faccoes da Renamo e da Frelimo, pelo menos ao nivel da cidade da Beira.

O primeiro episodio publico teve a ver com o afastyamento do assessor de imprensa do actual edil do Municipio da Beira de nome Alex, que segundo fontes fidedignas foi denunciado por elementos da Renamo aos seus 'parceiros'da policia da Republica de Mocambique, o que levou a extradicao de Alex para o Portugal.

A segunda 'colaboracao' publica occorreu quando a Policia de Intervencao Rapida, vulgo PIR, foi convidada pela faccao Mbararano para desalojar os membros da Renamo que haviam 'tomado de assalto' a sede da Renamo no populoso bairro da Munhava. Como nao deixaria de ser, o 'convite'foi prontamente aceite e os 'invasorers'devida e convenientemente'escorracados da sede.

A de ontem, transmitida em directo pela TVM no seu noticiario vespertino, e repetido esta manha foi a terceira, pelo menos a que tivemos conhecimento.

Face a este desenrolar de acontecimentos comeca a ficar claro que pelo menos ao nivel da Beira existe uma confluencia de inrteresses entre os dois maiores partidos ou faccoes deles com o objectivo de inviabilicar a vitoria do actual edil do municipio, Davis Simango.

Portanto uma victoria de Simango sera ao mesmno tempo uma derrota de faccoes da Renamo e da Frelimo simulrtaneamente! Conseguira o jovem edil vencer os dois maiores partidos historicos no pais?

A acontecer, este fenomeno mudaria completamente o cenario politico no pais criando um terramoto sem precedentes pois mostraria que afinal de contas os dois partidoes sao venciveis e que uma terceira via e possivel.

Estas autarquicas ainda vao aquecer! Estamos aqui para ver e ouvir!
Retirado na sua íntegra do blog de Manuel de Araújo.

4 comentários:

Anónimo disse...

Uma alianca Renamo AD e Frelimo??? Uma altura de uma Renamo não aliada à Frelimo?

Anónimo disse...

em primeiro momento dizer que este espaço é o maximo. Apesar dos ultimos acontecimentos na cidade da beira, nós os academicos estamo todo ao lado do Daviz Simango, por isso aconcelhamos aos nossos pais na cidade da beira, que os seus filhos universitario demos a grande força para que voçê depositem o vosso voto de confiança ao daviz Simango, porque ele é um MESSIAS envido por deus para salvar ao povo da Beira. força e vote em daviz simango

Academicos da beira residentes em Maputo

Anónimo disse...

Daviz Simango, a Victoria esta Garantida, a sua candidatura é a do povo. Apesar da renamo ter expulso daviz Simango, o povo é quem manda. Se a democracia é o governo de povo, então vamos ver quem manda se é o povo ou as bases dos partidos.

Todo Mundo na cidade da beira sabe que o Grupo mbararramo foi pago pela frelimo, e eles conseguiram adrabar o nosso lider.
se a renamo esta interessada em saber a verdade,então questione aos grupo mbararamo o que foram fazer em casa do cunhado de Bulha, após ele( Bulha) ter saído de la?
a outra questão o que é que os vereadores (Fernando Mbararamo e Faque Farias )foram fazer em Dondo no dia da chegada de Armando Guebuza? está bem claro que este grupo mbararrano recebeu um volume de dinheiro para destruir a propria renamo na cidade da beira. Dhlakama o teu povo te alerta, Abra vista. esá bem claro que este Grupo por Dinheiro tenta vender a Cidade da Beira, e como o senhor Deus esta a proteger a ( Beira a terra prometida) não irá permitir que caia na mão de maus. Força o Messias da Beira DAVIZ SIMANGO

Reflectindo disse...

Forca, amigos! vamos trabalhar em prol da democracia.

Este blog é apoio à dmocracia e à boa governacão. Se quiserem podem escrever artigos que posto-os.

Abraco