sexta-feira, outubro 17, 2008

As manobras inconfessas duma ala da Renamo contra Daviz Simango (2)

Quem entende o grupo Mbararamos?

Quem entende o jogo do golpe palacial na Beira cujos executores directos são o coronel Fernando Mbararamo (na foto), os brigadeiros Faque Ferreira Inácio e Moisés Lucas Machava? Eu não entendo nada e desde as primeiras horas procurei entendê-lo através da Ivone Soares que é a porta-voz do Gabinete Central da Renamo, mas ela nega me esclarecer. Será por disciplina partidária ou por ser do grupo Mbararamos na sua luta contra a boa-governação e democracia em Moçambique?

O que é que querem os Mbararamos? Como irão eles pôr em prática o seu plano, já que a estratégia está falhando de ponto em ponto? No fim, não alugarão uns bandidos para pôr em causa a vida de Daviz Simango? O que está a projectar este grupo na verdade? Não está este grupo a criar instabilidade no país a olho nu de todos? Está-se a fazer a alguma coisa para a segurança de Daviz Simango?

E aqui recordo aos caros leitores alguns dos passos falhados do grupo Mbararamos:

1. Daviz Simango não pode ser candidato da Renamo porque não é histórico;
2. Daviz Simango não pode ser candidato da Renamo porque não distribui os bens do município aos renamistas históricos (talhões por exemplo);
3. Daviz Simango não pode ser candidato da Renamo porque é membro do PCN;
4. Daviz Simango não pode ser candidato da Renamo porque dá emprego aos familiares;
5. Daviz Simango é candidato rebelde;
6. Daviz Simango expulsou-se e a “Renamo” em conformidade do artigo 10 dos estatutos do Partido, facilitou-o na sua candidatura;
7. Aliás é o artigo 6 dos mesmos estatutos que evoca a expulsão de Daviz Simango.
8. Daviz Simango aliciou os munícipes, usando ilegalmente os fundos do município para apoiarem a sua candidatura;
9. Daviz Simango é interdito a usar os símbolos da Renamo, caso fizer, serão usadas as medidas leigais (?);
10. Daviz Simango está impedir a realização da sessão da Assembleia Municipal;
11. Daviz Simango deve ser processado por desvio de fundos, (quais fundos?), claramente para ser impedido a avançar com a sua candidatura em nome do povo beirense.
12. Daviz Simango é impugnado pelos Mbararamos e um alegado GRM (desmentido pelo seu fundador, o economista Francisco Masquil);

Que me ajudem a compilar alegações do grupo Mbararamos contra o reconhecidamente melhor edil de Moçambique, o Engo Daviz Mbepo Simango.

Como costuma dizer um bloguista da praça, estamos de olho...

7 comentários:

Jonathan McCharty disse...

Excelente artigo, Reflectindo!
A tua cronologia das "acusacoes" e' por de mais elucidativa. Esta' que estes individuos nao tem plataforma politica alguma e nada mesmo em que se pegarem. O facto de terem agora a PGR que pelos vistos e' um organismo a reboque do Executivo, a procurar fabricar algo contra Daviz para minar a candidatura altamente bem sucecidade deste Autarca, e' uma situacao muito seria. E se estes individuos quiserem brincar com polvora, podem muito bem provocar uma instabilidade social nunca vista neste pais.

Voz da Revolucao disse...

Ola

Se o cenário da Renamo da Beira tivesse acontecido em Maputo notariamos com mais facilidade que a Renamo é um Partido cheio de ambiciosos e gente que não olha para meios para atingir os seus fins.
Em Maputo há muitos renamistas Pro-Daviz que não se apresentam publicamente por medo de represálias pelo líder, fazem-nos usando pseudónimos, mas dizem que são defensores da democracia e liberdade.

Mas atenção que Daviz Simango já desenhou o seu fim político porque vai perder as eleições na Beira e não terá mais nenhum espaço na arena politica nacional, uma vez que, mesmo os seus apoiantes fantasmas actuais irão voltar para as bases anteriores.

Reflectindo, Araújo e outros. Quero ler os vossos posts em Finais de Novembro de 2008, após o anuncio dos resultados das autárquicas na Beira. Espero que o disco riscado da fraude não volte a tocar senão estragamos a máquina.

Xana
Voz da Revolução

Jonathan McCharty disse...

Acho que estas a falar do que gostarias de ver acontecer! Ou sao mesmo "certezas" o que acabaste de expor?
Se a tua Frelimo tem tanta certeza que vai ganhar, porque esta' tao entretida em jogadas de bastidores e de secretaria! Ainda nenhum deles tentou "aproximar" o eleitorado para medir a rejeicao que lhes esta' patente e estao agora com cartas falsas para a CNE/STAE, "investigacoes" fantoches da PGR, inclusive com visitas da dona Lulu, Paunde e Labionda Macuacua, etc. O que isso significa exactamente senao, estarem "arrasca"?
Vamos jogar limpo e veremos quem exactamente vai pegar a Beira em Novembro!

Reflectindo disse...

Caro Jonathan, o grupo Mbararamos está a arrasca e mais arrasca está a Frelimo e daí uma alianca inédita fundando-se uma FRENAMO na Beira. À Frenamo não lhe interessa que meio a usar para atingir os fins. E, como temos um poder jurídico sob controle do Executivo (Frelimo), nem pode dizer que a PGR não é um local para intrigas/fofocas políticas. Será que precisamos de agir como na Africa do Sul? Este grupo está para criar instabilidade em Mocambique.

Boa resposta ao Voz da Revolucão quanto à derrota certa que projectou para o Daviz sem nos dizer quem vai ganhar nessas eleicões. Seria bom que nele nos dissesse quem vai vencer e com que base. Pelo que sei, até aqui, nenhum outro candidato na Beira, conseguiu exibir mais apoio que Daviz Simango. Quanto à fraude, o Voz da Revolucão, sabe do Albuquerque e dos pontos que escrevi, pois constituem parte de fraude.

Reflectindo disse...

Caro Voz da Revolucão.

Obrigado pelo comentário.

Não tenho certeza que entendi o que escreveste sobre se o cenário da Beira acontecesse em Maputo e estou a ter receio de comentar sobre este ponto.

A existência em Maputo de muitos renamistas Pro-Daviz me agrada, agrada a todos nós que abertamente manifestamos o nosso apoio a Daviz Simango. É pena que eles usem pseudónimos por medo de serem reprimidos, porém, o importante é o que eles têm na alma - isso é o que pode constituir as bases do Partido. Contudo, meu caro, esta não é apenas característica de quem é da Renamo e até penso que os renamistas já estão a mostrar alguma coragem e conseguem dizer o que pensam. Na Frelimo, isto está muito longe, pelo menos até aqui conhecemos muito poucos com tal coragem. Eu só conheco o Embaixador Valeriano Ferrão como que não se auto-censura.

Quanto à tua projeccão, já comentei anteriormente.

Garanto-te que continuarei a escrever mesmo depois das eleicões autárquicas. Não comecei a escrever com a crise da Beira, como podes ver o historial do blog.

E, sobre fraudes, eu rogo que os Albuquerques sejam desactivados. Rogo ainda que se deixe de perseguir a Daviz.

Abraco

Unknown disse...

Moz, plice não seja "ofencioso" mesmo alguns sénior do maior partido do País e experiente na Região sabem que alguma coisa não está bem para com este Jovem!

Daviz não perderá por falta de Mérito como aconteceu com o nosso Comiche! haverá outras razões acho eu.

Pense bem

Reflectindo disse...

Chacate, ainda bem que se junta às vozes que querem saber como o Voz da Revolucão fez as suas sondagens.

O que tem me preocupado é alianca à ditadura de alguns compatriotasdesde a primeira hora , optan do por chamar nomes feios a Daviz Simango. E parece-me o Voz da Revolucão não foge essa regra.

Eu estava a espera que muitos jovens, sobretudo, aqueles que julgavamos pensantes e inovadores se rigozijassem com a resposta de Daviz Simango ao chamamento patriótico, mas é quando dizem que ele devia ter dito ao ditador: às ordens. E, eu rigozijo-me daqueles que apoiam incondicionalmente a Daviz Simango.

Vítimas da ditadura somos todos nós venha ela donde vier.