segunda-feira, outubro 13, 2008

Em homenagem ao professor moçambicano (1)

Para continuarmos a homenagear o professor moçambicano, vou postar aqui ou dar referência sobre alguns artigos alusivos a 12 de Outubro – Dia do Professor. Assim, começo por este excelente artigo de autoria de Jonathan McCharty e publicado no Desenvolver Moçambique.

Por Jonathan McCharty

"O professor medíocre descreve, o professor bom explica, o professor óptimo demonstra e o professor fora de série inspira"
William Arthur Ward

Conforme Séneca “A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida”, e hoje celebramos o dia desta classe profissional que dedica e tem em suas mãos a tarefa árdua de formar os habitantes desta nação a serem cidadãos e agentes do progresso social, científico e económico. É árdua porque sabemos das precárias condições de trabalho a que se encontra votado o professor, nao só em termos de salários magros e usualmente pagos após longos períodos de espera, mas também pelas infraestruturas degradadas, turmas superlotadas e fundamentalmente porque, como diz Carlos Drummond, “a educação visa melhorar a natureza do homem, o que nem sempre é aceite pelo interessado”. Essa desmotivação dos alunos, para nosso desalento, tem vindo a ser exponencialmente exacerbada pela recente introdução das polémicas passagens automáticas. Leia + aqui

Sem comentários: