quinta-feira, outubro 27, 2016

Salomao Moyana ameaça abandonar “Pontos de Vista” da STV

O jornalista Salomao Moyana ameaça abandonar a sua participação semanal no programa “Pontos de Vista”, da STV que é transmitido todos os domingos a noite, depois do Telejornal.
Segundo soubemos, Moyana está em rota de colisão com o canal televisivo privado na sequência da não transmissão do ultimo programa, precisamente no domingo, no qual ele era o comentador único, uma vez que o seu colega, Fernando Lima, está de viagem ao estrangeiro precisamente com Jeremias Langa, o moderador do mesmo.
Segundo escreveu Moyana, na segunda-feira, num breve comunicado publico, o programa foi gravado na sexta-feira e só pela noite dentro de domingo ele soube que o mesmo não iria para o ar o que lhe criou indignação.
A ele, o jornalista com quem gravou a entrevista, Francisco Mandlate alegou questões técnicas para a não transmissão do programa mas Moyana suspeita que a decisão de cancelar a transmissão se deveu aos seus posicionamentos sobre a nomeação da nova ministra dos Recursos Minerais e Energia. Aparentemente, Moyana está contra essa nomeação e expôs os seus argumentos no tal programa.

A seguir, transcrevemos o comunicado de Salomao Moyana distribuído ontem a imprensa:
“Através deste meio,  informo aos moçambicanos que, pela primeira vez, hoje não houve o programa Pontos de Vista, precisamente porque gravei o programa sozinho na ausência de Jeremias Langa e Fernando Lima,  os quais viajaram com Celso Correia para Turquia.  Gravei o programa na sexta-feira as 13.30 mas só agora as 22 horas de domingo,  depois de muita insistência é que o Francisco Mandlate, numa voz embargada, diz que o programa não foi parar o ar por problemas técnicos. Eu, Salomao Moyana, não vou mais à  STV antes de porem no ar o programa  que gravei na última sexta-feira. Falei coisas muito graves sobre a nova ministra dos Recursos Minerais e Energias e pedi ao Presidente da República para a exonerar imediatamente antes de  se manchar com essa a nomeação. Falei também coisas inéditas sobre Samora Machel. Estou preocupado com a postura da STV. Socorro!”
Este incidente  acontece dias depois de o também comentador-residente da STV, Sérgio Vieira ter criado celeuma ao justificar a sua ausência num programa anterior daquele canal. Justificando tal ausência, o também veterano da luta de libertação nacional disse que não gravara o programa anterior porque foi mandado aguardar por muito tempo antes da gravação começar e ele ficou impaciente e abandonou então a gravação.
No instante em que Vieira se justificava, o repórter tentou lhe cortar mas ele insistiu que era necessário justificar ao publico o que teria acontecido por fazer parte de uma boa educação, organização e respeito mutuo. No ar, para telespectadores atentos, ficou a impressão de algum mal-estar entre Vieira e a STV.
Tanto o Programa Pontos de Vista como os “Comentários de Sérgio Vieira” são espaços muito ouvidos naquele canal televisivo,  uma vez que os seus comentadores residentes colocam os seus pontos de vista de forma imparcial e isenta e muitas vezes tem sido cáusticos em relação aos diferentes interesses instituídos. Eventualmente, a procissão ainda vai no adro.
Fonte: Magazine Independente - 27.10.2016

Sem comentários: