terça-feira, outubro 25, 2016

Embraer paga multa nos EUA por irregularidades cometidas em Moçambique

Empresa brasileira que fabrica aviões Embraer anunciou, ontem, que vai pagar uma multa de cerca de 206 milhões de dólares às autoridades norte-americana e brasileira por irregularidades que cometeu em Moçambique, Arábia Saudita, Índia e República Dominicana

Trata-se de um caso que vinha sendo investigado pelas autoridades norte-americanas (Departamento de Justiça dos Estados Unidos – DOJ e Securities and Exchange Comission – SEC) e também brasileiras (Ministério Público Federal – MPF e Comissão de Valores Mobiliários – CVM).
Como parte dos diferentes acordos, a empresa brasileira concordou em contratar monitoramento externo e independente, por até três anos, para acompanhar o cumprimento dos termos que colocaram o fim do caso. Caso cumpra os prazos de pagamento, nenhuma outra acusação contra a empresa será formalizada.

“As investigações, que são parte da documentação do acordo, apuraram que a empresa foi responsável por acções irregulares em quatro transacções realizadas entre os anos de 2007 e 2011”, lê-se numa nota de imprensa divulgada, ontem, na página de internet da empresa.
A investigação começou em 2010, quando a Embraer foi questionada por autoridades dos Estados Unidos em relação a potenciais não-conformidades em certas transacções comerciais no exterior. Desde então, a companhia realizou uma ampla investigação interna, conduzida de maneira independente por escritórios de advocacia externos.
“Após seis anos de um trabalho amplo e detalhado, a investigação foi, recentemente, encerrada. Centenas de milhares de documentos foram analisados e mais de 100 entrevistas com funcionários e terceiros foram realizadas”, indica a nota. A Embraer reconhece responsabilidade pelos actos de seus funcionários e agentes, conforme os factos apurados.
A empresa tem 50 anos de existência, na qual entregou mais de oito mil aeronaves ao mercado em mais de 90 países. “A Embraer tem-se mantido regularmente listada no Índice de Sustentabilidade Dow Jones (DJSI), da Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE), e no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa”, refere o documento.

Fonte: O País – 25.10.2016

Sem comentários: