quarta-feira, outubro 26, 2016

Moçambique à beira da recessão

A opinião é de analistas que defendem que o país deve pagar a dívida.

Moçambique corre o risco de entrar numa grave recessão económica com o anúncio feito esta terça-feira, 25, pelo Ministério moçambicano das Finanças, de que o Governo não tem capacidade financeira para pagar as próximas prestações das dívidas das empresas públicas com empréstimos ocultos.

A opinião é de vários analistas moçambicanos para quem Moçambique deverá assumir as responsabilidades das consequências que podem acontecer depois da decisão de não pagar as suas dívidas.

O Governo afirma que o perfil da dívida pública e garantida pelo Estado não é sustentável, defendendo uma reestruturação dos pagamentos e uma nova ajuda do Fundo Monetário Internacional.


O analista Tomás Rondinho diz que em termos económicos esta afirmação significa que os governantes assumem que o país já está numa recessão económica.

Outros especialistas avisam que se o país não pagar as suas dívidas, o desemprego vai aumentar, o sector produtivo vai paralisar as suas actividades, não vai haver investimento e o país não vai desenvolver-se, pelo que a solução é pagá-las.

Eles sublinham ainda que Moçambique deverá assumir as responsabilidades das consequências que podem acontecer depois da decisão de não pagar as suas dívidas.

As consequências, avisam, poderão, muito provavelmente, ser uma alteração profunda das relações entre Moçambique, o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional e o conjunto de países e outras organizações internacionais, bem como do próprio Investimento directo estrangeiro.

Fonte: Voz da América – 26.10.2016

Sem comentários: