terça-feira, fevereiro 15, 2011

Público/Portugal: Deputados iranianos pedem a pena de morte para Mousavi e Karroubi

Oposição denuncia 1500 detenções

No Parlamento de Teerão voltaram a ouvir-se velhas palavras de ordem, um dia depois de a oposição ter conseguido voltar a manifestar-se. “Morte à América! Morte a Mousavi e Karroubi”, gritaram dezenas de deputados conservadores, exigindo a condenação à morte dos dois opositores.

Apesar da proibição, milhares de iranianos participaram ontem em manifestações que visavam apoiar as revoltas no Egipto e na Tunísia, mas que na verdade tinham como alvo o regime iraniano. A imprensa estrangeira foi proibida de assistir aos protestos, mas testemunhas contaram que as forças de segurança foram surpreendidas pela afluência aos protestos, sobretudo em Teerão, onde só o uso da força impediu a entrada na praça Azadi, pólo da contestação que se seguiu às presidenciais de 2009. Ler mais

Reflectindo: Quando se manifestava receio que tunisinos e egípcios se aliariam aos Ahmadinejadianos, escrevi que isso era menos provável porque significaria arriscar a liberdade que conquistam. Mais disse que eram os iranianos que se contagiariam pelas revoluções tunisina e egípcia.

Sem comentários: