quarta-feira, fevereiro 02, 2011

Mubarak deve sair já, mantêm manifestantes no Egipto

O Presidente egípcio, Hosni Mubarak, continua sob enorme pressão para deixar o cargo imediatamente, mesmo depois de ter dito num discuso à nação que não iria recandidatar-se nas eleições de Setembro.
Mohamed ElBaradei, um dos nomes mais falados para substituir Mubarak, afirmou que as declarações do presidente são "uma manobra" para se manter no poder.
 
Aquando o discurso, milhares continuaram a manifestar-se nas ruas de várias cidades do Egipto, gritando: "nós não partiremos. Ele partirá". E nem mesmo as promessas de abandono de poder em Setembro e de reforma constitucional demoveram os manifestantes.
Outros tantos sairam às ruas, esta quarta-feira, para mostrarem o seu apoio ao Presidente, insistindo que falavam em nome do verdadeiro Egipto e que não estavam a ser pagos para se manifestarem, adiantou Jon Leyne, jornalista da BBC no Cairo.
Perante a continuidade dos protestos, o Exército emitiu um comunicado esta quarta, apelando aos manifestantes que regressassem a casa, e permitissem que a vida voltasse ao normal.
No seu discurso televisivo, Mubarak disse ainda que pedirá ao Parlamento que mude a legislação que estabelece as duras condições para que os candidatos concorram ao poder.
Mubarak também referiu que pedirá ao Parlamento para que avalie as denúncias de fraude eleitoral nas eleições parlamentares de Novembro e Dezembro.

Fonte: BBC para África – 02.02.2011

Sem comentários: