quinta-feira, fevereiro 10, 2011

Côte d'Ivoire suspende frequência de rádio das Nações Unidas

Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) – O Conselho Nacional da Comunicação Audiovisual da Côte d'Ivoire (CNCA) retirou quarta-feira à noite a frequência atribuída à rádio da Operação das Nações Unidas na Côte d'Ivoire (ONUCI), anunciou o seu Secretariado Geral.

« A frequência (96.0 FM) atribuída à ONUCI no quadro da execução do seu mandato na Côte d'Ivoire foi retirada », indicou o CNCA, que baseia a sua decisão na « denúncia pelo chefe de Estado, Laurent Gbagbo, do acordo de sede em virtude do qual frequências foram dadas à ONUCI ».

Laurent Gbagbo pediu a 18 de dezembro último « a retirada imediata » do território ivoiriense da ONUCI, denunciando assim o acordo de sede que liga esta organização ao Estado da Côte d'Ivoire.

O campo de Gbagbo acusa a ONUCI de apoiar os ex-rebeldes e o seu adversário, Alassane Ouattara, declarado vencedor das eleições presidenciais de novembro passado e cuja vitória é reconhecida pela maioria da comunidade internacional.

O acordo de sede foi assinado a 29 de junho de 2004 e a convenção para a exploração dum serviço público de radiodifusão sonora que liga a Côte d'Ivoire à ONUCI rubricada a 10 de setembro de 2009.

Desde a segunda volta das eleições presidenciais, a Côte d'Ivoire tem dois Presidentes. Laurent Gbagbo, declarado vencedor pelo Conselho Constitucional, e Alassane Ouattara, proclamado eleito pela Comissão Eleitoral Independente (CEI) e reconhecido pela quase totalidade da comunidade internacional.

Fonte: Panapress - 10.02.2011

Sem comentários: