segunda-feira, fevereiro 07, 2011

Bashir declara aceitar os resultados do referendo do Sul do Sudão - (complemento)

Cartum - O Presidente sudanês, Omar el-Bashir, declarou hoje (segunda-feira) que aceita os resultados do referendo sobre o futuro do Sul do Sudão, a algumas horas do anúncio dos resultados definitivos, que devem consagrar a larga vitória da opção independentista.
"Vamos anunciar hoje (segunda-feira), perante o mundo inteiro, que aceitamos os resultados e que respeitamos a escolha dos sul -sudaneses", declarou Bashir num discurso dirigido às mulheres e estudantes na sede do seu partido, o partido do Congresso nacional (NCP).
 
"Os resultados do referendo são bem conhecidos. O Sul do Sudão escolheu a secessão. Mas engajamo-nos em manter as relações entre o Norte e o Sul e comprometemo-nos em manter boas relações fundadas na cooperação", acrescentou.

Uma cerimónia está prevista para as 19H30 (16H30 GMT) em Cartum para a proclamação oficial dos resultados definitivos do referendo que se realizou de 09 a 15 de Janeiro, na presença de Bashir e do Presidente da região semi - autónoma do Sul do Sudão, Salva Kiir.

Este anúncio será uma simples formalidade, dado que de acordo com os resultados preliminares completos publicados a 30 de Janeiro, 98,83% dos sul- sudaneses votaram a favor da independência da sua região.

Fonte: Angolapress - 07.02.2011

Sem comentários: