domingo, fevereiro 06, 2011

Apoiantes de Gbagbo protestam contra Compaoré

Milhares de apoiantes de Laurent Gbagbo, que se recusa a abandonar a presidência da Costa do Marfim, participaram num comício na principal cidade, Abidjan.
Os manifestantes protestaram contra o líder do Burkina Faso, Blaise Compaoré, que está a tentar mediar a crise.
O oponente de Gbagbo, Alassane Ouattara, é internacionalmente reconhecido como vencedor das eleições de Novembro.
O presidente Compaoré integra um painel de cinco chefes de Estadoafricanos para encontrar um desbloqueio para o impasse.

Advertências

Na sexta-feira o embaixador norte-americano na Costa do Marfim advertiu que a paciência da comunidade internacional se estava a esgotar.
"A janela para que Gbagbo parta de forma honrada e pacífica, com uma amnistia, está a fechar", disse Philip Carter.
Carter admitiu que não pode prever o fim da crise mas destacou que Gbagbo já não tinha meios para pagar às Forças Armadas marfinenses e que estas se distanciariam do seu regime.
Segundo Carter, Gbagbo limita-se a "roubar" empresas através da extorsão para pagar os salários dos militares.
"Gbagbo existe por uma única razão: tem o apoio das Forças Armadas. É tudo. O que farão (os militares) se não receberem os salários? Vão manter-se fiéis?", perguntou o embaixador.

Fonte: BBC para África - 05.02.2011

Reflectindo: então pensa-se em uma estratégia em que os primeiros a disparar serão os próprios militares de Laurent Gbagbo?! Mas isso pode levar tempo, pois que pode ser que seus aliados externos lhe apoiem com soldados ou dinheiro do petróleo.

Sem comentários: