quinta-feira, fevereiro 03, 2011

África do Sul apela à resolução pacífica de crise no Egipto

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - A África do Sul apelou ao Governo e ao povo do Egipto para buscar uma resolução rápida e pacífica à crise que abala o país na sequência de manifestações populares contra o regime do Presidente Hosni Moubarak.
"A resolução desta crise vai, sem dúvidas, criar as condições para uma nova era no Egipto", indicou o Departamento das Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul num comunicado.
O partido no poder, o Congresso Nacional Africano (ANC), exprimiu igualmente a sua preocupação pela instabilidade contínua no Egipto e apelou às partes "ao respeito da santidade da vida humana e à proteção das liberdades fundamentais de todos os cidadãos".
O secretário do ANC para as Relações Internacionais, Ebrahim Ebrahim, disse que a estabilidade do continente era fundamental.
"A consolidação desta agenda inclui, entre outros, a compreensão pelos líderes africanos de que o poder político apenas é legítimo se ele derivar das vontades genuínas dos que são supostos ser governados", sublinhou.
Entretanto, o Governo aconselhou os Sul-africanos atualmente no Egipto a ficar em casa e nos locais onde se encontram até o regresso da normalidade e para permanecer em contacto com a Embaixada da África do Sul.
Quarenta cidadãos sul-africanos que estavam bloqueados no Aeroporto Internacional do Cairo chegaram a Joanesburgo terça-feira e outros deverão regressar ao país esta quinta-feira.

Fonte: Panapress - 03.02.2011

2 comentários:

Anónimo disse...

O SADC qué é que diz?

Fungulamasso

Reflectindo disse...

Hehehehehe, estou muito atento para saber o que cada organizacão regional, país, personalidade, etc., diz.