quarta-feira, maio 19, 2010

Guebuza explica a Couto “geração da viragem”

Está a virar-se o quê, o que capotou? ...”

O Chefe do Estado moçambicano, Armando Emílio Guebuza, esclareceu ontem em Nampula que, quando fala em “geração de viragem”, se refere a todos os cidadãos nacionais que se encontram empenhados no combate à pobreza no país. Guebuza fez este pronunciamento em resposta ao reitor da Universidade Eduardo Mondlane, padre Filipe Couto, que disse não entender o que significa “geração da viragem”, no seu discurso durante a cerimónia de graduação dos estudantes daquela instituição do ensino superior. “Está a virar-se o quê, o que capotou? ...”, questionou o reitor e instou o Chefe do Estado a explicar o sentido desta expressão.
Em face desta questão, Guebuza elucidou que a “geração da viragem” engloba todos os cidadãos nacionais que, apesar das dificuldades do dia-a-dia, buscam o seu melhor para combater a pobreza, que ainda enferma milhares de moçambicanos.
“A missão que essas pessoas difundem é a mesma que foi ou está sendo difundida até hoje e que está virada, fundamentalmente, para a resolução dos problemas vitais do nosso país. O país era explorado e dominado por estrangeiros e a geração 25 de Setembro virou a situação”, disse Guebuza para de seguida esclarecer que o país deparou, ainda, com a crise de quadros e a geração 8 de Março entendeu que tinha que resolver esse problema.
Para Armando Guebuza, o país está, neste momento, empenhado na luta contra a pobreza e, “quando aparecem pessoas que estão dispostas a colaborar e participar nesta luta, mesmo sabendo que há barreiras e dificuldades, é motivo de exaltação, é momento de definição de uma missão para todos”.
Refira-se que a expressão “geração de viragem” foi a tónica dominante do discurso de Guebuza durante a campanha eleitoral de 2009, que culminou com a sua reeleição para o cargo que, actualmente, ocupa.

Fonte: O País online - 19.05.2010

Reflectindo: Não encontro neste texto alguma resposta sobre o que é "Geração de Viragem". Afinal, não refere a nenhuma idade? Afinal, as outras duas são as que fizeram alguma viragem? Afinal, devem haver outras que já viraram algo no nosso país?
Vale a pena questionar e Filipe Couto fez bem por ter questionado ao verdadeiro significado de "Geração de Viragem".

6 comentários:

Abdul Karim disse...

Reflectindo,

Acho que o guebuza esta a falar com membros do partido frelimo,

Ele espera que a frelimo lidere a "viragem", era um bom principio comecar a "viragem" com limpeza, demostrava vontade e auto-estima, e os membros da frelimo devem dar o exemplo,

Quando ele diz "... engloba todos cidadaos nacionais..." entao talvez ja comeca considerar que a frelimo actual esta com dificuldades de"virar" sozinha, e precisa de ajuda,

'E necessaria mudanca, e 'e necessario espaco pra trabalhar, vamos ver se o pr nos da o tal espaco ou nao.

Eu sou de opiniao que se nos pedem para ajudar, e se arrependem dos erros cometidos, entao devemos ajudar, sendo ou nao sendo da frelimo ou da " tal viragem. "

Vamos trabalhar pro Povo, o resto nao interessa mesmo.

Reflectindo disse...

Abdul,

Devo concordar contigo que ele tenha falado aos membros da Frelimo para passarem a pensar nos outros mocambicanos porque sozinhos nada fariam. Infelizmente, eles compreenderam-no mal e logo imaginaram que era entrega do barco para eles guiarem.

Abdul Karim disse...

Reflectindo,

Nao sei se eles comprenderam no mal, ou ele se explicou mal, ou ainda 'e apenas um discurso para nos distrair,

Vamos ver as accoes do pr e da frelimo, nos proximos tempos,

E se for tudo mais um discurso, tambem vamos poder ver, afinal cegos nao somos. E sabemos bem porque lutamos, assim como temos consciencia que a nossa luta 'e por uma Causa Justa e Legitima.

Vamos poder medir a coerencia dos discursos com as accoes respectivas,

Se ambas estiverem bem, e realmente houver arrependimento pelos erros cometidos, consideracao igual para todos Mocambicanos, respeito pelos Diritos Humanos, Justica para Todos e espaco para nos trabalharmos todos Juntos,entao acho que as coisas comecam a fluir na direccao certa,

O que interessa mesmo 'e podermos ter um nivel de vida melhor para Todos, gerarmos solucoes rapidas e eficazer contra o HIV, aumentarmos a nossa esperanca de vida, melhorarmos o nosso nivel de educacao.

Reduzir a pobreza absoluta, usufrir a Verdadeira Unidade Nacional, construir uma Nacao Prospera e de Verdade.

V. Dias disse...

Tudo isto é brincadeira de ambos. Com os ossos no pesçoso e querem que nós, julgando-nos de cão ou coisa parecida, corramos em suas trás. Passa.

Zicomo

Nunoamorim disse...

Segundo PR Guebuza, Geração da Viragem refere-se a todos os cidadãos nacionais que se encontram empenhados no combate à pobreza no país.
Caro Reflectindo,
1. Será que a afirmação acima não é uma resposta a questão? Uma coisa é dizer que não vês a resposta e outra é não concordar com ela. Concordar ou não está dentro do teu direito, agora dizer que não encontras nenhuma resposta é demais.

2. Quando questionas a que idades se referem, eu pergunto: as gerações 25 de Setembro e 8 de Março tinham limites etários? A idade é uma questão marginal nesse processo, as questões importantes a reter são:
 25 de Setembro Libertou a pátria.
 8 de Março dotou o pais de quadros que foram capazes de fazer a máquina administrativa funcionar.
 Viragem terá de combater a pobreza absoluta.
 Em nenhuma delas colocasse a questão da idade, basta serem pessoas engajadas na luta e que aceitem os desafios lançados.

3. Relativamente a questão se as outras duas já viraram algo em Moçambique, eu diria que sim.
 A de 25 de Setembro virou a situação da escravidão.
 A de 8 de Março virou a situação da falta de quadros.

Podes não concordar com a explicação, agora dizer que não vês é batota.

Nuno

Reflectindo disse...

Caro Nuno

Por falta de tempo só depois vou responder-te.

Abraco