sábado, maio 22, 2010

Assembleia da República criou comissão para inquirir partidarização do Estado (1)

A Assembleia da República acaba de criar uma Comissão de Inquérito, para colher dados sobre a existência de células do partido Frelimo nas instituições do Estado. Basicamente, esta Comissão de Inquérito fará apenas um levantamento das inúmeras células do partido Frelimo, que funcionam como filtros de exclusão para indivíduos que não se identificam com o partido Frelimo, dentro das instituições de Estado, conforme já revelaram vários estudos...
A comissão deverá submeter as conclusões do seu trabalho no início da próxima sessão ordinária da Assembleia da República.
A referida Comissão de Inquérito será constituída por 17 membros: nove deputados da Assembleia da República, respeitando o princípio da proporcionalidade; um representante da Liga dos Direitos Humanos; três representantes dos financiadores estrangeiros; dois representantes da Conferência Episcopal de Moçambique, um representante do Conselho Islâmico e um representante do Conselho Cristão de Moçambique.
Os membros da Comissão de Inquérito auferirão os mesmos honorários atribuídos aos das restantes comissões de trabalho.

Fonte: CanalMoz - 20.05.2010

Reflectindo: Para já a Frelimo aceitou criar uma comissão para o tal inquérito por saber que a Renamo e o (MDM???) optam por um trabalho inútil que só é um passatempo. Assim vai passando o tempo até 2014 e nada será lido e muito menos feito. Espero que eu esteja enganado, porém questiono o seguinte:
1) Quem proibiu os partidos da oposição em fazerem inquerito por iniciativa própria?
2) Quem proibiu os partidos políticos a apresentarem listas de todos os membros das direcções das instituições públicas e as suas respectivas filiações para avaliar se há nela quem não seja da Frelimo?
3) Quem proibiu os partidos da oposição em fazerem um relatório claro e consistente, com nomes sobre a acção das células da Frelimo nas instituicões públicas durante as eleições autárquicas e gerais de 2008 e 2009 respectivamente? Porquê AWEPA consegue fazer tudo isso mas os partidos da oposição não?
4. Quem proibiu os partidos políticos em apresentar relatórios, sobre reuniões dos “celulados e celulantes” em pleno tempo de trabalho, nas instituições públicas?
5. Quem proibiu os partidos políticos em reportarem quando membros da direcção duma instituição pública fazem propagandas políticas? Afinal, a oposicão não é para fiscalizar também as instituções públicas?
6. Quem proibiu os partidos da oposição em apresentarem uma proposta concreta sobre como acabar com as células nas instituicões públicas?
7. Quem proibiu os partidos da oposição em propor concursos públicos para todas as direcções das instituicões públicas e comissões independentes para a avaliação dos concursos?

CONTINUO A DIZER QUE A SOCIEDADE CIVIL TEM QUE ASSUMIR O SEU PAPEL. NESTE MANDATO SÓ E SÓ A SOCIEDADE CIVIL É ÚTIL TANTO PARA PRESSIONAR A FRELIMO PARTIDO NO PODER COMO OS PARTIDOS DA OPOSIÇÃO. NÃO SE PERCA TEMPO COM BRINCADEIRAS!
Despartidarizar o aparelho do Estado é também libertar os membros da Frelimo.

Leia sobre a intromissão das células da Frelimo no Miradouro

12 comentários:

V. Dias disse...

"Assim vai passando o tempo até 2014 e nada será lido e muito menos feito.."

Disse tudo.

Esperar que a sociedade civil faça algo, engana-se meu chamuale, isso dia são nunca. De resto, insito, partidarização como tal, já não existe, só quem quer.

Zicomo

Zicomo

Anónimo disse...

HA ALGO ESTRANHO NESTA NOTICIA. O PARLAMENTO NAO APROVOU NENHUMA COMISSAO DE INQUERITO.CONVEM LEREM O JORNAL NOTICIAS E OUTROS JORNAIS E PODERAO CONFIRMAR O QUE ESTOU AQUI A DIZER.

Torres disse...

Mas o link:
http://allafrica.com/stories/201005211061.html

apresenta uma outra versao. Qual delas e correcta?

Reflectindo disse...

Chamuale Viriato, partidarizacão existe sim. Eu vou apresentando mais provas e por isso insisto. Também insisto porque em sociedades verdadeiramente democráticas, células de um partido nao têm lugar nas instituicões públicas.

Mas isso conquista-se e é o que estamos a fazer. Tu estás a fugir da luta?

Reflectindo disse...

Obrigado Torres e anónimo. Vou fazer mais consultas.

Abraco

JOSÉ disse...

Parece que há uma certa confusão sobre esta notícia!
Negar a existência da partidarização só pode ser ingenuidade, má fé ou tentativa de escamotear a realidade.
Se a referida comissão tivesse apenas o propósito de inquirir sobre a existencia da frelimização, estava automaticamente condenada ao fracasso, pois essa existencia não pode ser negada.O que se tem de denunciar e combater é o efeito e os reflexos negativos dessa frelimização.Nunca será demais repetir que a partidarização é incompatível com democracia.
É tempo de responsabilizarmos a Oposição e engajarmos os diversos sectores da sociedade civil no combate intransigente contra o cancro da partidarização frelimista!

Reflectindo disse...

Caro José

É só ver o site da célula no MICOA para entender do que se passa.

Também este é o exemplo de que não se precisa comissão que fosse criada sob vontade da Frelimo. Se a Renamo, o MDM e a Sociedade Civil quiserem, podem fazer um inquérito realmente o impacto das células da Frelimo nas instituições públicas.

V. Dias disse...

Como disse noutro site conhecido do Reflectindo, hoje só quem quer é que se filia ao partido Frelimo.

Já não há coacção de há 15 anos. Houve avanços. Se há casos do género, admitindo que sim, esporádicos, como bem disse outrora, acontece em zonas com o maior índice de analfabetos. Afora isso, repito, é bastante esporádico.

Eu não fujo à luta, pelo contrário, denuncio. O país agradece-lhe quando o 'chamuale' faz denuncias de casos desses. Eu próprio se souber de um caso concreto irei denunciar, sem rodeios.

Células existem em qualquer Estado. Uma mais visíveis outras não. Não quero acreditar no contrário. Há jogos por dentrás das câmeras. Jogos baixos. A Frelimo não é bandeira nisso, pelo contrário, é aprendiz dessas democracias que se propalam.

Agora, se a Renamo e o MDM apresentam casos concretos, é preciso que o Governo tome medidas e que a oposição, mais concretamente o Eng° D. Simango solicite uma audiência à Guebuza para ultrapassar estes e outros problemas.
Zicomo

Anónimo disse...

Ja disse que o canal de moçambique não é um jornal credivel.
Amigo reflectindo insiste em utiliza-lo como fonte e acaba enganando os seus leitores.
A Assembleia da republica não criou comissão nenhuma.

Reflectindo disse...

Caro anónimo,

O mais importante para mim é que eu cite as minhas fontes. O Canal de Moçambique tem nos revelado algumas verdades, por exemplo aquela sobre o Caso Aeroportos e não menos o envolvimento de António Munguambe, ex-Ministro dos Transportes e Comunicacão.
Sobre este assunto, o Canal de Moçambique, deu uma notícia falsa, se em jornalismo assim se chama. Porém, o jornal já fez a sua obrigação ao pedir-nos desculpas pelos equívoco e transtornos causados, na sua edição de hoje aqui

Abraco

Anónimo disse...

Dar ao Cesar o que é do Cesar, quem despoletou o caso aeroporto foi o escorpião.
Não deias falsos louros ao canal de moçambique.

Reflectindo disse...

Caro anónimo,

" quem despoletou o caso aeroporto foi o escorpião."

Tens onde exibir dados do tal escorpião para o caso aeroportos?

Eu nunca li o escorpião e nunca uso fontes que não conheço.

Em nenhum momento vi na imprensa a mencionar-se o escorpião para o Caso Aeroportos. Não estou a dizer que não tenha escrito sobre tal ou não tenha despertado, mas isso não é do meu conhecimento e por isso não é a minha fonte.

Abraco