segunda-feira, maio 24, 2010

Novo B.I. tem emblema da República Popular de Moçambique

O novo Bilhete de Identidade contém, na parte holográfica, no fundo, emblema do período socialista, com a escrita “República Popular de Moçambique”, ao invés de “República de Moçambique”, o que viola o artigo 1, do capítulo 1, que designa o nosso país “República de Moçambique” e define-o como um Estado independente, soberano, democrático e de justiça social. São, ao todo, cinco emblemas com a escrita “República Popular de Moçambique”: dois grandes e três pequenos.
Os erros só são verificáveis a olho nu mediante a exposição da parte holográfica contra a luz. Mas são mais visíveis através da lupa de baixa ampliação e lâmpadas UV.
Trata-se de um erro grave, uma vez que o nosso país deixou de ser República Popular de Moçambique em 1990 com a entrada em vigor da Constituição da República que introduz o multipartidarismo, há sensivelmente 20 anos...

4 comentários:

V. Dias disse...

Mas que erro (?) crasso?

Zicomo

batwoman disse...

Pois. São erros que podem parecer inofensivos , mas não são. Há que rectificar esse erro.

Anónimo disse...

Eu sou da opinião de que já que o erro foi identificado, resta para quem é de direito fazer algo acerca. Na minha óptica de ver essa correcção deveria ter sido imediato. Quero crer que antes de começar a usar-se este modelo antes foi examinado. Para já questiono a pessoa que foi encarregue de examinar modelo. Examinou ou passo a vista?

Unknown disse...

pôs é...