sexta-feira, maio 28, 2010

Na Escola “Quisse Mavota”: Governo financia “missa aos espíritos”

 Governo da cidade Maputo comparticipa com cerca de 140 mil meticais nos custos da cerimónia

Tudo está a postos para que amanhã seja realizada uma missa aos espíritos na Escola Secundária “Quisse Mavota”, no bairro do Zimpeto, na cidade de Maputo. São convidados para esta missa professores, estudantes, encarregados de educação, autoridades do Governo, da Saúde, da Educação.
O Ministério da Saúde esclareceu que os desmaios são motivados por causas emocionais, por isso não havia necessidade de cerimónias de evocação dos espíritos dos mortos.
A equipa do MISAU verificou que o quadro clínico das estudantes era positivo.
Interesses obscurantistas logo aproveitaram para atribui os desmaios a “forças externas ou mau espírito”.
Na altura também deram a conhecer que as estudantes, após o desmaio, não perdiam os sentidos, completamente. Ou seja, não ficavam inconscientes. Elas falavam, apesar de terem certa dificuldade de respiração, mexiam-se e gritavam.
Na onda dos desmaios nos princípios deste mês, Maio, já desmaiaram mais de 80 estudantes, sendo todas do sexo feminino, na Escola Secundária “Quisse Mavota” e também numa escola anexa ao edifício.
Contactado pela nossa reportagem, o director da Escola Secundária “Quisse Mavota”, Artur Dombo, disse que está tudo a postos para a realização da missa aos espíritos, neste sábado de manhã.
Questionado se a cerimónia envolve custos financeiros, Artur Dombo disse que não tinha informação.
Por outro lado, o porta-voz do Ministério da Educação Manuel Rêgo mostrou desconhecimento sobre essa missa: “Não tenho conhecimento sobre este acto. Apenas sei que existem equipas da Saúde, Educação, Ambiente e da comunidade local a ocuparem-se deste processo”.
Instado a pronunciar-se se a sua instituição havia fornecido valores financeiros para a realização da cerimónia, Rego disse: “É provável que tenha sido o Governo da cidade, uma vez que está a liderar a questão. Ao nível do MINED não tenho informação sobre dinheiros fornecidos para tal cerimónia”.
Fontes próximas ao Canalmoz disseram que o Governo da cidade forneceu uma verba 140 mil meticais para aquisição de gado e demais despesas para a missa.
Segundo as mesmas fontes, o valor fornecido será para pagar as despesas tradicionais e outra parte para dar à família Mavota, uma vez que, aquando da construção da referida escola, em 2005, a cerimónia foi feita em nome de Magaia.
“A família Mavota, proprietária do espaço onde está erguida a Escola Secundária “Quisse Mavota”, estava inconformada com a construção da mesma, uma vez que, na altura das cerimónias, se privilegiou a família Magaia. Pensamos que, com a cerimónia de sábado, os desmaios ficarão sanados, tendo em conta que se vai seguir os mandamentos da família Mavota”, concluíram as mesmas fontes.
Entretanto, o assessor de imprensa da governadora da cidade, Álvaro Bembele, quando solicitado a facultar o contacto de celular da sua chefe, para ser colocada uma questão relacionada com os valores fornecidos, recusou, alegando que o mesmo era de carácter pessoal. Bembele disse que Lucília Hama não pode responder a esse tipo de assunto ao telefone, por isso se deveria marcar uma entrevista para o efeito. (Conceição Vitorino)

Fonte: CanalMoz - 2010-05-28

4 comentários:

Anónimo disse...

No meio de tudo isto, acho que há muitos oportunistas.
O governo deveria de tomar medidas para acabar com este género de superstição, aliás, chamaria de obscurantismo.
Não devemos de misturar as coisas.
Acredito que, devido ao apoio do governo, esta 'crise' vai continuar se espalhando pelo país... e eles que se 'amanhem e se safem' para a resolver.
Não consigo compreender o apoio do governo e muitos letrados neste caso.
Isto tem a ver com problemas psicológicos e cismação, pois se acreditarmos numa coisa de verdade, geralmente acontece.
Se um médico lhe fizer um diagnóstico errado, ou as suas análises forem trocadas, e ele lhe disser que está muito doente, que pode morrer a qualquer momento, até aquele momento você sentia-se bem, mas logo a seguir vai começar a sentir-se mal, a prestar atenção ao mínimos detalhes, pode crer, vai mesmo começar a sentir que vai morrer de verdade, até lhe pode faltar o ar, ter tonturas, vómitos, desmaiar, etc.
Maria Helena

Anónimo disse...

penso eu que esta e uma das opurtunidades dos corruptos mais uma vez roubarem o dinheiro do estado visto que o governo ja começou a apoiar este tipo de preconceitos com cerimonias.
neste pais os corruptos nao mudam de comportamento mas sim de tactica.
essa e a hora do povo abrir os olhos.

fabulous kid disse...

Eu estava la na cerimonia de veneraçao dos espiritos ndesse caso Quisse Mavota, e pude notar que ate os musicos gostam de cerimonias. La estavam musicos como o Mc roger,Zico,lizha James,Neyma e bate Dama do bling.
Numa entrevista feitas aos musicos eles disseram que « somos africanos e portanto e preciso valorizar oque e nosso.
Afinal para nos vamos ?

Anónimo disse...

Eu digo que se o governo ainda continua cego nunca mais vao parar esse engano dos espiritos de sabotar o dinheiro do governo, acredito que depois de a cabar o dinheiro oferecido eles voltao porque ja mostrarao o que dao de bom para eles.