segunda-feira, maio 31, 2010

Ministro da Saúde exonera direcção do Hospital Geral do Chamanculo

O Ministro da Saúde, Ivo Garrido, exonerou o colectivo de Direcção do Hospital Geral do Chamanculo devido a péssima qualidade dos serviços prestados por aquela unidade sanitária localizada nos arredores da cidade de Maputo.
Assim, o Director e o Administrador daquele hospital, Jeremias Mazivila e Sérgio Winge, respectivamente, cessaram funções a partir de hoje.
Em sua substituição foram indicados Gilda Mungaze e Hélder Dlhalane.
“A medida surge na sequência do mau atendimento aos doentes por funcionários daquele hospital. O caso mais gritante registou-se no dia 12 de Maio, quando um bebé morreu no colo da mãe por mau atendimento”, segundo um comunicado de imprensa do Ministério moçambicano da Saúde (MISAU), hoje recebido pela AIM.
A decisão do Ministro surge depois de se constatar que, de facto, reinava um mau atendimento de doentes naquele hospital.
A morte do bebé Jossefa Aurélio, de apenas um ano e sete meses, aconteceu momentos depois de ter chegado aquela unidade sanitária na companhia da sua mãe, quando era por volta do meio-dia. A criança perdeu a vida cerca das 15.30 horas locais do mesmo dia, enquanto ainda esperava ser atendida pelo pessoal médico.
Chegados ao Hospital, os outros pacientes que estavam na fila aperceberam-se de que a criança estava num estado grave tendo, na sequência disso, aconselhando a mãe, Helena Inácio, a deslocar-se directamente a sala de consultas. Contudo, quando ela tentou alcançar esta sala foi expulsa, por duas vezes, por uma servente de nome G. Moniz que dizia estar a limpar o chão.

Fonte: Rádio Moçambique - 31.05.2010

1 comentário:

V. Dias disse...

Isto é que é fazer trabalho.

Zicomo