Os festejos, que ocorreram em Matabeleland, no Oeste do país, terão custado aos cofres do Governo pelo menos dois milhões de dólares.
Os gastos com a festa foram criticados por muitos que consideram que o dinheiro deveria ser gasto para resolver problemas do país.
O Presidente passou sentado a maior parte do evento, enquanto oradores elogiavam a sua liderança e representantes dos Governos do Botswana, da Namíbia, de Angola e da Zâmbia ajoelhavam-se para felicitá-lo.
No poder há 37 anos, Robert Mugabe é ex-líder rebelde e considera recandidatar-se às eleições de 2018.
A festa de aniversário milionário de Mugabe realiza-se num período em que o povo e o Governo do Zimbabwe enfrentam uma série de dificuldades. Médicos estão em greve devido à deterioração das condições de trabalho, falta de pessoal e de medicamentos. A economia do país passa por turbulência, enquanto muitos jovens não conseguem um emprego estável.
Devido à seca severa, os agricultores mal conseguem cultivar alimentos básicos ou até mesmo alimentar suas próprias famílias. Assim, por causa da fome, cerca de cinco milhões de zimbabweanos dependem de ajuda internacional.
Fonte: O País – 26.02.2017
Sem comentários:
Enviar um comentário