sexta-feira, fevereiro 04, 2011

Transporte urbano: Governo financia aquisição de 50 autocarros por privados em Maputo e Matola

O governo moçambicano, através do Fundo de Desenvolvimento de Transportes e Comunicações (FTC), comprometeu-se hoje a financiar a aquisição de autocarros para o transporte de passageiros a serem operados pelos membros da Federação Moçambicana das Associações de Transportes (FEMATRO.
Para o efeito, foi rubricado hoje, em Maputo, um acordo entre o FTC e a FEMATRO, nas instalações do Ministério dos Transportes e Comunicações.
Ao abrigo do acordo, o FTC vai contrair um empréstimo bancário no valor de 146.1 milhões de meticais (cerca de 4,6 milhões de dólares) para a aquisição de 50 autocarros, numa primeira fase, com capacidade para transportar um total de 75 passageiros, 55 dos quais sentados.
Os autocarros serão usados no transporte colectivo de passageiros nas rotas interurbanas, especialmente em Maputo e Matola.
Assim, os beneficiários deste acordo serão os operadores de transportes associados a FEMATRO, os quais vão, com base no contrato “Leasing” com duração de quatro anos, reembolsar o financiamento.
O FTC é uma instituição de Estado, criada em Setembro de 2010, com vista a garantir uma gestão equilibrada e sustentável dos recursos financeiros, dinamizar o desenvolvimento integrado do sistema de transportes e comunicações através de acções coordenadas e de parceria público-privado.

Fonte: (RM/AIM) - 04.02.2011

Reflectindo: Tenho em mim que o Fundo de Desenvolvimento de Transportes e Comunicações seja para todo o país e proporcinalmente à populacão reginal, provincial ou urbana.

Sem comentários: