domingo, fevereiro 13, 2011

Ministro tunisino dos Negócios Estrangeiros demite-se por elogio a homóloga francesa

O chefe da diplomacia tunisina, Ahmed Ounaiss, apresentou hoje a sua demissão, uma semana depois de se ver mergulhado em enorme controvérsia por ter elogiado a homóloga francesa, tida como próxima do clã do Presidente deposto Zine al-Abidine Ben Ali.

Numa visita a Paris, a 4 de Fevereiro, o ministro dos Negócios Estrangeiros tunisino disse ver em Michèle Alliot-Marie “antes de mais, uma amiga da Tunísia” – um cumprimento que foi muito mal recebido no seu país natal, uma vez que aquela ministra francesa se encontra a braços com o embaraço de ter de explicar os presentes recebidos de um grande empresário tunisino ligado à família de Ben Ali.
Alliot-Marie causou igualmente controvérsia por ter chegado a propor ao regime do antigo chefe de Estado “os conhecimentos” da polícia francesa, num momento em que a repressão do regime de Ben Ali actuava com a maior brutalidade contra a vaga de contestação que acabou por o depor do poder.
Ounaiss, antigo embaixador, de 75 anos, assumiu a pasta dos Negócios Estrangeiros do executivo interino a 27 de Janeiro, sob a liderança do primeiro-ministro Mohamed Ghannouchi. E logo a 7 de Fevereiro, após o seu regresso de Paris, viu-se contestado por manifestantes que exigiram à porta do seu ministério a sua demissão.

Fonte: Público - 13.02.2011

Sem comentários: