sexta-feira, fevereiro 18, 2011

Líbia: Violência intensifica-se na Líbia

Tripoli - A violênica na Líbia, o último país do norte de África abalado por manifestações anti-governamentais, intensificou-se durante a noite de quinta-feira na cidade portuária de Bengasi, a segunda maior do país.
Segundo testemunhas, milhares de pessoas, inundaram as ruas de para assinalar o que chamaram de "dia da fúria", em homenagem a um alegado massacre, há cinco anos, de 14 manifestantes anti-governamentais na cidade.
A correspondente da BBC na Líbia, Rana Jawad, falou com manifestantes e testemunhas.
"Salwa, uma advogada que se manifestou com os seus colegas e vários juízes, disse que milhares de pessoas ocuparam as ruas em pontos diferentes da cidade. Outras testemunhas disseram que a polícia disparou tiros para o ar mas também contra os manifestantes", informou.
Médicos em Bengasi dizem que dez corpos deram entrada no hospital quinta-feira à noite.
Os protestos alastraram entretanto para pelo menos quatro cidades provinciais com os manifestantes a gritar slogans "abaixo o coronel", numa referência a Mouammar Khadhafi que governa a Líbia com muito pouca tolerância para a dissidência há mais de quatro décadas.
Confrontos estalaram com a polícia e há relatos persistentes mas não ainda independentemente confirmados de que mais pessoas também morreram na localidade de Baida, na parte ocidental do país.
Na capital, Tripoli, foram entretanto organizadas manifestações em apoio de Khadhafi.
“Eu digo à Aljazeera, à Alarabiya e à BBC que andam a noticiar sobre as pessoas de Bengasi que essas pessoas são traidores e não nacionais da Líbia. Só nós somos os filhos livres da Líbia", disse um dos manifestantes pró-Khadhafi.
E num discurso em directo na televisão estatal líbia, o próprio coronel não disfarçou a sua fúria com o que se está a passar fora da capital.
"Abaixo o inimgo! Abaixo os agentes em toda a parte! Abaixo a corrupção! As folhas do Outono estão a cair! Os agentes da América, os agentes do sionismo, estão a fracassar", vociferou.

Fonte: Angolapress - 18.02.2011; foto retirada da BBC para África

6 comentários:

V. Dias disse...

Se este senhor cair, todo o resto cairá também. O nosso regime bem sabemos que é suportado pelos libios.

Zicomo

Abdul Karim disse...

Entao, 'e melhor para todos, ele cair.

Reflectindo disse...

Kadafi está a fazer espetáculo como temos visto em Mocambique. Vamos a ver até quando ele vai aguentar. 42 anos no poder é só para um rei.

V. Dias disse...

De facto, só um rei.

Zicomo

Reflectindo disse...

Mas os servos de Kadhafi dizem que ele não é rei nem presidente, mas um guia. O que é isso de guia? Jesus ou Mohamad?

Só para provar que o regime guebuziano é suportado por kadafiano, Guebuza finta a democracia multipartidária com a distribuicão de sete milhões e a criacão de dos ditos Conselhos Consultivos - comprar o poder eterno. Quem são os membros do Conselho Consultivo distrital? Há nesse Conselho Consultivo alguém que não seja frelimista? Uma vez alertei isso no blog do Laude como sendo kadafismo. A nossa oposicão que dorme nunca analisou esta questão trazendo provas a partir dos distritos. Algo que me cansa.

Anónimo disse...

Está boa, essa do Conselho Consultivo Distrital...que consta no Programa político apresentado pelo MDM as eleições de 2009-alavancagem para o desenvolvimento sustentado..
A Frelimo elimina os outros partidos, utilizando " o processo pensado" dos outros.
É um belo truque para se perpetuar no Poder.
Mas o vento sopra, e antes do "afundanço", verificarão que "os ratões"proeminentes da África Austral, a abandonarem o barco...e tomar outro barco rumo a Cuba e Venezuela/Brasil!
Líbia está quase a cair!
Khadaffi será "caçado" como o seu amigo Saddam!

Fungulamasso