terça-feira, fevereiro 15, 2011

Conselho de Reitores critica instituições de ensino "sem condições éticas"

O Conselho de Reitores de Moçambique critica "as instituições de ensino superior com menor qualificação" por atribuírem graus honoríficos "sem verificar as condições éticas para a concessão" e oferecerem mestrados de uma "forma anacrónica".
O presidente em exercício do Conselho de Reitores de Moçambique, Lourenço do Rosário, disse na segunda-feira que, na 24.ª sessão, aquele organismo abordou a problemática dos ciclos de formação, nomeadamente a aquisição de grau de mestre.
"Algumas instituições de ensino superior, principalmente aquelas com menor qualificação, têm estado a oferecer cursos de mestrado de uma forma anacrónica, sendo que o país não tem um número suficiente de doutores para garantir mestrados de qualidade", disse, de acordo com um comunicado do Conselho de Reitores hoje divulgado em Maputo.
Lourenço do Rosário, igualmente reitor da Universidade Politécnica, instituição privada, referiu que "algumas instituições ainda não consolidaram as suas licenciaturas e já oferecem mestrados, muitas delas não têm, do ponto de vista regulamentar, competências para oferecer determinados cursos, além de que alguns estatutos dessas instituições não estão adequados à lei do ensino superior".
A sessão plenária do Conselho de Reitores realizada na semana passada em Maputo discutiu ainda a autonomia das instituições na concessão de graus honoríficos.
"Muitas instituições de ensino superior têm estado a conceder graus honoríficos sem verificar as condições éticas para a concessão", acrescentou Lourenço de Rosário, defendendo que o grau de doutoramento 'honoris causa' deve ser concedido por fases.
Em Moçambique, existem cerca de três dezenas de instituições de ensino superior.

Fonte: Angolapress - 15.02.2011

Reflectindo: paradoxalmente muito disto já se fala nas ruas do país.

1 comentário:

V. Dias disse...

Pois é, Reflectindo.

Nada disto é novo.

Falta abrirem universidades para se votar na Frelimo.

Eu já falei e escrevi demais e tu, Reflectindo, sabes o que é que isso deu!!!!

Fazer o quê???

Mas não se engane não, na Europa também há universidades assim.

Zicomo