quinta-feira, fevereiro 03, 2011

Cabo Verde sabe resultado eleitoral no próprio dia

Cabo Verde deve conhecer na própria noite de domingo os resultados das eleições legislativas que acontecem nesse dia, 6 de Fevereiro.

O Núcleo Operacional da Sociedade de Informação, NOSi, entidade responsável pela governação electrónica neste arquipélago, montou um sistema informático capaz de apurar os resultados mal termine a contagem nas assembleias de voto.
No próximo domingo cerca de 300 mil eleitores irão as urnas eleger o novo parlamento, da qual ira resultar um novo governo de Cabo Verde.
Cinco forças politicas – PAICV, no governo; MpD, PTS, PSD e UCID, na oposição – concorrem a estas eleições para um mandato de cinco anos.
Para o efeito a máquina eleitoral está montada, com centenas, ou talvez milhares de assembleias de voto espalhadas pelas nove ilhas habitadas do arquipélago.

Transparência

Concluído que está, praticamente, o período de campanha eleitoral que termina amanhã, sexta-feira, resta agora aguardar pelo dia das eleições que acontecem no domingo.
O responsável pelo NOSi, Jorge Lopes, acredita que Cabo Verde vai ter um sistema de apuramento eleitoral mais fiável e transparente.
Isto para não falar da velocidade com os dados apurados serão disponibilizados aos cidadãos, bastando para isso – se se quiser – usar um simples telemóvel.

Fonte: BBC para África - 03.02.2011

Sem comentários: