quarta-feira, dezembro 08, 2010

TPI estuda investigação sobre situação na Côte d’Ivoire

Addis Abeba, Etiópia (PANA) – O Tribunal Penal Internacional (TPI) lançou um inquérito preliminar sobre a situação na Côte d’Ivoire para determinar a possibilidade de uma investigação sobre os últimos acontecimentos no país, soube a PANA terça-feira em Addis Abeba.
Segundo o TPI, a nova inciativa vem juntar-se a investigações abertas anteriormente sobre crimes de guerra e crimes contra a humanidade perpetrados na Côte d’Ivoire, visando, entre outros, a pessoa de Simone Gbagbo, esposa do Presidente cessante, Laurent Gbagbo.

As mesmas investigações visavam também Guillaume Soro, antigo líder rebelde e último primeiro-ministro no regime de Gbagbo agora reconduzido nas mesmas funções por Alassane Dramane Outtara, declarado Presidente eleito pela Comissão Eleitoral Independente (CEI).

Numa declaração que anuncia o início das investigações sobre possíveis crimes de guerra na Coreia do Norte depois dos seus recentes flagelamentos contra o seu vizinho do sul (Coreia do Sul), o procurador do TPI, Luis Moreno-Ocampo, indicou que a sua jurisdição está também a efetuar “exames preliminares sobre a situação na Côte d’Ivoire”.

“O procurador está mandatado para realizar inquéritos preliminares para determinar se a situação responde aos critérios do Estatuto de Roma para a abertura de uma investigação”, indicou.

Em 2006, um painel das Nações Unidas recomendou o julgamento pelo TPI de políticos que obstruam o regresso à paz na Côte d’Ivoire.

O Presidente Laurent Gbagbo está atualmente sob forte pressão internacional para ceder o poder a Alassane Ouattara tido como o “legítimo” vencedor da segunda volta das eleições presidenciais de 28 de Novembro passado.

Ouattara foi declarado pelo CEI vencedor deste sufrágio com 54,1 porcento dos votos contra 45,9 do seu rival, o Presidente cessante e candidato à sua própria sucessão Laurent Gbagbo.

Porém, o Conselho Constitucional (CC) rejeitou estes resultados considerando que a CEI já não tinha legitimidade para os proclamar depois da caducidade do prazo legal de três dias para a divulgação dos dados oficiais provisórios.

Assim, o CC inverteu os resultados e atribuiu vitória a Laurent Gbabo com 51,45 porcento dos votos contra 48,55 porcento dados a Ouattara, alegadamente depois da anulação dos votos de algumas regiões do norte e do centro do país onde, segundo o Conselho, teria havido “irregularidades graves”.

Como consequência, os dois candidatos decidiram todos organizar as suas cerimónias de tomada de posse, no mesmo dia, colocando a Côte d’Ivoire na confusa situação de “um país dois Presidentes”, e fazendo pairar sobre o território nacional o espetro de um novo conflito armado.

Fonte: panapress - 08.12.2010

24 comentários:

Anónimo disse...

Caro Reflectindo, comentário postado mais abaixo em razão da convocatória que tu e o meu xará fizeram para eu dizer o que penso:

"Amigos Reflectindo e Viriato, eis-me aqui. Fiquei no solêncio porque estou a tentar digerir o que está a acontecer. Condenar é fácil. Compreender e ajudar mais difícil.

A situação na Costa de Marfim é mais complexa do que parece. Vou colocar um exemplo. Nós estamos a receber muitos refugiiados Somalis. Todas as semanas é descoberto um camião ou um barco com 100 ou 300 Somalis. E os que não são descobertos?
Imaginem agora que, daqui a 35 anos, o filho desse Somali ganha as eleições em Moçambique (suponhamos que a mulher veio grávida e deu à luz no dia da chegada). Imaginem que grande parte dos votos do Candidato a PR de origem Somali foram de outros Somalis que acompanharam a vaga migratória dos pais. Qual seria a vossa reacção? Iriam celebrar entusiasticamente a vitória do filho do Somali e a sua proclamação como PR?
Vejam, amigos, que não é só o Presidente derrotado que não quer entregar o Poder. Acredito até que, mesmo que quisesse, não poderia abdicar. Forças poderosas como o exército não querem o filho de Burkinabes como PR. Qual é a solução neste caso?
Como não tenho respostas, preferi me abster de comentar.
Que equilíbrio de deve procurar entre o poder do voto e a noção que nós temos da moçambicanidade (e no caso deles, da Marfinidade)?

Viriato Tembe"

Abdul Karim disse...

Eu estou muito "admirado" pela positiva com Viriato Tembe,

Pela simplicidade como apresenta a questao,

A "nossa" mocambicanidade, foi discutida na AR, e ate se pretendeu "selar" a defenicao de "mocambicano de origem",

Mas considero a "abordagem" de positiva pela simplicidade na apresentacao da questao,

E talvez ate compreendo, so nao sei qual a solucao da "nossa" mocambicanidade,

Eu nasci em Mocambique, nao quero e ja abdiquei qualquer possibelidade de poder ter qualquer cargo politico, pela natureza da minha profissao, sou empresario e acredito que pode criar conflito de interesses, embora nao leve jeito mesmo pra ser politico.

Mas muito sinceramente, acredito que em Mocambique nunca poderia concorrer a pr, por ainda termos "duvidas" em relacao a nossa propria mocambicanidade,

Volta a dizer, muito bonito e positivo a forma simples como o Viriato Tembe coloca a qestao, que nao tendo tambem resposta, gostaria de ouvir a opiniao embora a nossa CRM nao "discrimine" o "mocambicano original" do "mocambicano pirata", mas sei que a CRM vai entrar em discussao,

Aproveito a ocasiao para retocar no problema dos meus passaportes, ainda nao os tenho, acredito mesmo que tal se deve ao facto dos passaportes nao estarem ainda disponiveis nas embaixadas mocambicanas no exterior, pelo que aguardo anciosamente,

V. Dias disse...

Viriato Tembe,

Coloca uma questão fácil de responder:

A lei não pode ter etnias. Logo, penso eu, à partida, se o candidato vencedor é admitido pelos órgãos eleitorais, há que dar ao César o que é de César e a Deus o que é de Deus.

Se um moçambicano com origens 'somalis' vencer as eleições em Moçambique vence como moçambicano e nao como 'somali'. Há que reconhecer esse poder.

Portanto, eu percebo o porque de muitos analistas ficarem calados face à esta situação: é que nao ha grandes diferenças entre a camaradagem na Costa do Marfim e os camaradas do Índico.

Volte sempre, ZICOMO

JOSÉ disse...

Gostei, Viriato (não o Tembe), bem explicado.

Karim, esta explicação transporta-nos para o problema da exclusão!

Viriato Tembe, a sua abordagem também se aplica a Obama?

A vontade do Povo tem de ser respeitada e não se pode permitir que as tais forças poderosas interfiram com essa vontade do Povo!

Reflectindo disse...

Bem,

A tardinha e com mais tempo volto à questão. Mas eu não penso que o amigo Viriato Tembe tenha colocado na forma mais simples. Se isso fosse mais simples os anseios de uns veteranos, podiam ter sido plasmados na Constituição da República de Mocambique de 1990.
Aliás dizer que não sabe que precisa de compreender a situação de Côte d'Ivoire e neste sentido para tomar posição, então, é mesmo que dizer que não se compreende ainda a mocambicanidade. Não será?

O Karim coloca aqui uma questão. partamos mesmo de Mocambique, quem são moçambicanos? quando é que um moçambicano deixa de ser moçambicano?

Seria também corroborar a ideia de Frederic Chiluba de que Kenneth Kaunda não é zambiano?

Ora, e Barack Obama é ou não é o Presidente dos EUA?

E perguntaria ao Tembe, se acha que foi o que levou o Conselho Constitucional a anular os votos da Região Norte da Costa do Marfim, será justo? Porquê eles foram deixados votar se não tinham o direito?

Nota: perguntas desorganizadas devido ao escassez do tempo.

Abdul Karim disse...

Claro Jose,

Tansporta-nos para o problema da eclusao, mas temos que entender as razoes da exclusao e ver se 'e possivel ser inclusivos ou nao,

A CRM 'e inclusiva, mas a realidade NAO,

O mesmo "tatado de democracia, eleicoes da UA" 'e inclusvo e bonito, mas a realidade que sentimos nao 'e assim,

'E nesta base que considero a questao colocada pelo Viriato Tembe de simples e bonita, pois permite-nos perceber de alguma forma o porque de alguns "pontos" do "tratado" e ate do CRM poderem nao estar a ser implementados,

E quem sabe, redescutirmos e podermos concluir se vale mesmo apena implementar ou simplesmente retirar-se os pontos de forma que ao menos tenhamos consciencia daquilo que somos e queremos pra nos mesmos e nao pra constar num papel e ficar bonito para o "ingles' ver.

Anónimo disse...

Vocês sabem que é com muito agrado que discuto convosco. É verdade que não tenho respostas para a situação da Costa do Marfim. É necessário dizer que o caso Obama e o dos Estados são diferentes da maioria dos casos que conheço. O que possibilitou a eleição e tomada de posse por Obama não foi a constituição, foi a história específica dos USA:
(i) Os Estados Unidos, na sua actual configuração, foram construídos pelos europeus, pelos africanos e, mais recentemente, por pessoas de origem asiática;
(ii) Os autóctones dos USA, depois do estermínio a que foram sujeitos pelos europeus, tornaram-se uma minoria marginal;
(iii) desse modo, brancos, negros e amarelos estão em igualdade de circunstâncias nos USA. Todos contribuiram para construir aquele país, todos vieram de "fora".
(iv) Mas mesmo nos USA tenho dúvida de que um muçulmano fosse aceite com a mesma facilidade com que Obama foi aceite. Todas as semanas Obama tem que esclarecer a América de que ele é cristão. E que não é muçulmano; Portanto, mesmo lá, há gente vista como estranha, embora constitucionalmente seja americana;
(v) Já, por outro lado, Índia, Paquistão, Inglaterra, França, Portugal e a maioria dos países africcanos têm as suas matrizes nacionais intactas.
(vi) A Inglaterra é um país branco e protestante. Exactamente por isso está preocupada com o crescente número de británicos com origem muçulmana e negra. Intuo que lá seria difícil de se repetir o caso Obama e ter um PM negro ou de origem paquistanesa;
(vii) Portugal é um país branco e católico. Esta matriz é dominante lá. Seria difícil um eslavo, um muçulmano ou um negro chegar a PR.
(viii) França idem. Um muçulmano seria rejeitado. Sarkozy não o foi tanto, pois preenche aspectos essenciais da matriz dominante.
(ix) Karim, Moçambique já teve Governadores e Ministros de origem indiana e paquistanesa. Nisso não recebe lições de nenhum outro país. Mas duvido que se um desses concorresse ao cargo de PR fosse aceite. Achas que aí na India um negro chegaria a PM do país?
Caros amigos, estas coisas não as inventei eu. Cada um de nós pode ve-las onde vive. por sorte, eu vivi na América Latina, na Europa, na África do Sul e sei do que falo.

Um abraço
Viriato Tembe

Abdul Karim disse...

Viriato Tembe,

Concordo com a tua questao, duvido, de facto que um negro pudesse ser pm na India,

Mas 'e mesmo por isso que achei a tua "abordagem" simples e bonita,

Eu pessoalmente gostaria de ser cidadao dum pais multi-racial, multi-etnico e multi religioso,

Mas a uma determinada altura, isso 'e um ideal, que faz parte da CRM, mas se realmente acharmos que assim nao deve ser, nao vejo nenhum problema em nao ser,

Pra mim a questao nao reside no problemas reais, reside isssencialmente em dizermos uma coisa e sermos outra,

Se se disser por exemplo ( note 'e apenas um exemplo- pois acredito que a razao 'e mesmo nao haver ppassaportes na nossa embaixada) que o Karim nao pode ter os passaportes porque nao "original", eu vou tentar buscar outras solucoes ou lutar pelo meus direitos, mas a coisa fica clara,

Um nossos grandes problemas 'e nao dizermos as coisas de forma simpls, partirmos para agressoes e excusao, quando nem entendemos a razoes do mesmo,

A tolerancia esta na nossa capacidade de entendermos as razoes e conversarmos abertamente sobre probemas que sao nossos, e termos a capacidade de resolvermos em conjunto,

Se nao se pretende ter um pr doutra etnia, religiao, ou cor, entao que se explique isso e poe-se pratos limpos, de forma que as pessoas percebam no minimo o que se esta a passar,

Eu tenho muitas dificuldades de perceber a exclusao, de perceber porque tanto odio entre irmaos,

Tudo bem, eu sou amarelo, mas entre negros ai, tanto odio porque, a exclusao em mocambique nao 'e racica nem religiosa, me parece mais partidaria, o que a ser real nao tao dificil resolver e "botar" o pais nos "track."

Do lado pratico da coisa, a mim nao me interessa ser pr, entao nao estou nem ai que se decida que os amarelos nao ser pr, desde que com negros no poder, em Africa, se possa viver em paz e harmonia e em conformidade com que achamos ideal para nos mesmos.

V. Dias disse...

V. Tembe

É bom saber que não tens opinião.

Assim é que é falar. O que n=ao quer dizer que não podes tossir alguma coisa.

Dizes duas coisas importantes (1) "Os autóctones dos USA, depois do estermínio a que foram sujeitos pelos europeus, tornaram-se uma minoria marginal." Reza também a História (não divulgada oficialmente) que os EUA, na sua construção como Estados, dizimou milhares de índios e, se preferir, alguns dos seus. (2) "Mas duvido que se um desses concorresse ao cargo de PR fosse aceite. Achas que aí na India um negro chegaria a PM do país?" Pois é, isto não tem a ver com o povo, mas sim com o regime da Frelimo.

Leia o livro da Janette "o meu coração está nas mãos de um negro e entenderás melhor esta questão. A Janette, alguém me disse de fonte oficiosa, que em tempos pretendeu candidatar-se mas foi afastada por razões de cor. Verdade ou não, é uma mitologia.

Termino

Reflectindo disse...

Estou entendendo do porque as afirmacões do Viriato Tembe são simples para Karim e complexas para mim.

Na verdade o nosso amigo Viriato Tembe não me respondeu sobre a questão Chiluba vs Kaunda.

Assim que eu tiver tempo, entrarei na questão America, Latina America e Europeia de Tembe se referiu.

A propósito, será que a Frelimo, o governo mocambicano, e frelimistas não reagem sobre esta questão por entenderem que Alassane Outtarra não tem o direito de governar a Costa do Marfim?

Anónimo disse...

Caros amigos, ao invés de só colocar novas questões era bom também discutir os pontos que coloco. Tenho notado que quando algum argumento vos incomoda, vocês passam por cima, não o escalpelizam.
O caso Kaunda é nos muito afectivo. Toca-nos muito no coração. Aquele colosso da política africana apoiou, à sua maneira, a luta pela nossa libertação. não deve ser por acaso que uma das mais belas avenidas de Maputo leva o seu nome.
No entanto, parece que o seu caso se parece com o de Outara ou do putativo candidato de origem Somali a que eu me referi.
As questões de identidade, quer gostemos quer não, contam muito na definição das nações.
Uma coia antipática que se pode fazer a um inglês é falar-lhe em francês. Vê-se deste pequeno exemplo que este súbtito de S. Majestade reagiria negativamente a um candidato a PM que lhe lembrasse a França. A rivalidade nacional entre a França e a Inglaterra só é desafiada pela rivalidade que existe entre a França e a Alemanha. Um alemão genuino reagiria instintivamente mal a um candidato a Chenceler Federal que lhe lembrasse a França.
Estes factos se devem a que a sedimentação daquelas entidades como naçoes se fez em confronto perpétuo com os respectivos vizinhos. Nesse sentido, ser Inglês é, por definição, não ser Francês.
Conto estes casos da Europa, que muitos de nós conhecemos, para perceber o porquê se pode justificar a percepção profunda de que ser Marfinês é não ser Burkinabe.

P.S excluo Karin da crítica do primeiro parágrafo.
Viriato Tembe

Reflectindo disse...

Meu caro amigo Viriato Tembe

A mim nada me incomoda nos teus comentários. Aliás, pode ser que algo me incomode no sentido que talvez não seja o que pensas. Estou apenas profundamente reflectindo sobre isso e relacionando com Mocambique e mesmo o resto de África.
levanto outras reflexões e claramente minhas para, querendo, exercitares enquanto por forca de tempo não eu aprofunde nas tuas questões. Prefiro responde-las em forma de perguntas de reflexão, ou não responde-las de vez para evitar erros graves.

Não sei se eu devo perceber que é por não te responder que umas das perguntas chaves sobre as eleicões da Costa do Marfim, não respondes. Eis:

"E perguntaria ao Tembe, se acha que foi o que levou o Conselho Constitucional a anular os votos da Região Norte da Costa do Marfim, será justo? Porquê eles foram deixados votar se não tinham o direito?"

Abraco e até já!

Anónimo disse...

Caro Reflectindo, eu não tenho o dossier eleitoral da Costa do Marfim. Não conheço os detalhes. Ouvi falar de fraude(sic), fraude essa que teria sido cometida na região norte, onde as forças novas controlam a situação do ponto de vista militar. Ouvi falar de 500.000 votos falsos. Não sei em que consistiu essa fraude. Foram votos a mais? Foram votos fraudulentamente anulados? Foi enchimento de urnas? Infelizmente careço de detalhes.
De toda a forma, a ter havido anulação, não foram todos os votos do norte, pois a diferença entre os dois candidatos continua mínima, mesmo pelo anúncio do Conselho Constitucional.
Em resumo, não sei porque foram anulados os votos do norte.
Viriato Tembe

Anónimo disse...

ALGUNS OUTROS EXEMPLOS DE DEFINIÇÃO DE NAÇÃO POR NEGAÇÃO:
1. SER MOÇAMBICANO É NÃO SER PORTUGUES. A NOSSA NACIONALIDADE NÃO SE CONSTITUIU POR CONFRONTO COM OS VIZINHOS. FOI POR CONFRONTO COM PORTUGAL. É POR ISSO QUE SE UM POLACO CRITICA O PAÍS, NÓS FICAMOS INDIFERENTES. SE UM GABONÊS CRITICA O PAÍS FICAMOS INDIFERENTES. SE UM ZAMBIANO CRITICA O PAÍS FICAMOS INDIFERENTES. MAS AI DE UM PORTUGUÊS SE FIZER UMA APRECIAÇÃO MINIMAMENTE NEGATIVA! É QUASE UMA COMOÇÃO NACIONAL.
2. SER PAQUISTANÊS É NÃO SER INDIANO. O PAQUISTÃO SURGIU DE CONFRONTO COM A INDIA. HÁ COMO QUE UM ÓDIO INSTINTIVO ENTRE ESSAS DUAS NACIONALIDADES.
IMAGINEM ENTÃO QUE UM INDIVÍDUO ENTENDIDO COMO PORTUGUÊS CONCORRESSE A ELEIÇÕES EM MOÇAMBIQUE PARA PRESIDENTE. OU QUE UM QUE UM INDIVÍDUO ENTENDIDO COMO PAQUISTANÊS FIZESSE A MESMA COISA NA INDIA. IMAGINEM QUE POR QUALQUER RAZÃO GANHASSEM! PENSO QUE HAVERIA GUERRA CIVIL.

VIRIATO TEMBE

Reflectindo disse...

Caro Viriato Tembe

Não tens o dossier da Costa do Marfim e tudo bem. Mas queria dizer-te que neste comentário é onde mostras uma posicão a respeito do que o mundo discute hoje sobre a Costa do Marfim embora os outros comentários ditem a OUTRA posicão que dá para reflectir sobre Mocambique.

Não tens dossier, mas nos dás dados e parece acreditares que nem os outros observadores nos dão. Tenho feito todo o esforco em encontrar informacão de diferentes fontes e as principais fontes têm sido Angolapress e Panapress. A posicão internacional incluindo a da África Ocidental, da União Africana é clara. Não é?

Abdul Karim disse...

Concordo com Viriato Tembe,

E volto a afirmar, a quastao nao esta nos problemas, mas naquilo que dizemos e nao somos, ou somos o que nao dizemos, como preferirem,

O CRM, ou qualquer outro documento "orientativo" da Nacao, tem que ser claro nas afirmacoes e nas negacoes,

E como disse o Hunguna, no caso do CRM, "as conjunturas politicas devem adaptar-se ao CRM e nao o CRM as conjunturas politicas,

Acredito que questao da exclusao racica ou religiosa nao 'e problema em mocambique, parece-me que o problema actual 'e exclusao politico partidaria, so.

Eu nao pertenco a qualquer partido, mas acreditei e vivi a frelimo, achei o acabar com a guerra da renamo muito positiva, e simpatizei-me com o MDM, e gosto do PDD,

Sou Mocambicano amarelo de naturalidade e nacionalidade, fui tantas vezes "descriminado" e chamao de monhe, que hoje ate nem me faz qualquer diferenca,

A Africa 'e dos Africanos, quanto a isso nunca houve duvidas e ninguem pretende o contrario, na minha opiniao,

Mocambique sobre alideranca da frelimo, tinha um rojecto na epoca Machel, foi intolerante com a renamo ou a renamo foi intolerante com frelimo, andaram a pancadaria, morreram mais 1.000.000 de mocambicanos, ambos os partidos de rastos decidiram pela paz, houve paz e o pais cresceu, a pobreza diminuiu

A unica epoca em que houve reducao da pobreza em Mocambique, pos independencia, foi quando houve paz e comecou-se a tolerar uns aos outros, houve inclusao,

Acabou a inclusao, acabou a tolerancia, comecaram a insultar-se e a excluir-se, a pobreza cresceu,

O Viriato Tembe defende que o pr nao pode ser doutra cor, porque a nossa nacionalidade por negacao 'e com portugal, mas os maiores parceiros da actualidade dos Mocambicanos sao portugueses, e Mocambique como governo esta promover investimentos portugueses mais do que os proprios investimentos Mocambicanos,

Temos Mocambicanos capazes, a quem nao sao dadas opurtunidades, e temos bolsas de business com portugal para negocios de qualidade duvidosa e que lesam em muito os interesses de Mocambicanos negros,

O que concluimos ?

Reflectindo disse...

Amigo Viriato Tembe,

Indo às tuas questões digo-te primeiramente que não entendo porque fazes tanto esforço para desviar do assunto meramente de democracia, eleições e governação falando duma maneira muito problemática e perigosa sobre identidade. É problemática e perigosa porque me parece concordares com limpezas étnicas a partir de exclusão e diferenças no exercício de cidadania. Isto pode ser o que a mim incomoda.
Sendo o tema democracia, eleições e governação na Côte d’Ivoire, confesso-te que não fui ler a história daquele país (só espreitei) e acredito ser por essa razão que em todos os artigos que encontrei nada se relaciona a crise política actual com a origem dos candidatos. Aliás, Laurent Gbagbo pessoalmente não disse que, talvez porque evita, ele se declarava vencedor das eleições porque o seu oponente não era costamarfinês. Se o amigo Viriato Tembe tem fontes, o melhor seria que os referisse.
A estória sobre se um com descendência inglesa não pudesse ser presidente na França ou com descendência francesa não pudesse ser primeiro-ministro na Grã-Bretanha, só terá peso se nos apresentares referências. Não estou a desmentir-te, mas por isso ser uma coisa muito séria, seria melhor que te reforçasses com referências.
Na minha opinião, a eleição de Barack Obama para Presidente dos EUA não tem nada com a tua crença, mas constitue um paradigma naquele país. Apesar de centenas de anos que os negros vivem nos EUA, a eleição de um negro era uma coisa impensável há apenas algumas dezenas de anos. Lembremo-nos da luta de Martin Luther. E, o que acontece na América Latina como dizes que assististisses ao vivo, e, eu tenho de facto me questionado do porque em muitos países daquela parte do mundo, não há negros nos seus governos, é uma questão de preconceitos e não de identidade.
Também não concordo com a tua teoria de África para negros e Europa para brancos cristãos. É verdade que mesmo na Europa há muita gente com esse preconceito, mas é coisa que está se ultrapassando com muitos países a aperfeiçoarem o multiculturalismo e com sociedades multi-étnicas.
O maior problema nesses preconceitos não está na maioria dos europeus, asiáticos, africanos ou latino americanos, mas nos que querem se manter no poder ou pretendem chegar ao poder a todo o custo. Para esses, quando nada mais vale, recorrem ou podem recorrer, a questão da cor da pele, da etnia, da religião, etc.
Nos últimos anos, por exemplo, assistem-se muitos negros, até que nasceram em África a fazerem carreira política na Europa, nos EUA, no Canadá. Negros ganham em eleições em círculos eleitorais onde a maioria é branca. É coisa que há uma ou duas décadas era difícil sonhar. Veja o caso de Chisanga Puta-Chekwe, de origem zambiana que é vice-ministro da cidadania e integração no Canadá, Nyamko Sabuni de origem congolesa, mas nascida no Burundi que é ministra de integração e igualdade da Suécia. E esses são alguns exemplos.

Continuo!

Abdul Karim disse...

Queria aqui so deixar um ponto tambem convergente com o ponto do Reflectindo talvez,

Quando eu disse que nunca poderia concorrer para pr em mocambique, nao porque os mocambicanossao racistas, e nem um negro pudesse ser pm na india porque os indianos sao racistas,

Mas temos que admitir que a questao a "originalidade" faz SIM diferenca, isso 'e uma realidade com potencial de ser explorado por uma oposicao numa eleicao, ate pelo possivel potencial de voto no caso da maioria ser de "origem" do candidato,

e ai o Viriato Tembe esta certo, a "originalidade" faz diferenca no real, embora nao o faca no ideal, mas o ideal foi feito para se buscar, e se nao se pretende buscar entao nao convem ter como ideal,

'E tambem por ai que dfendo que a CRM deve ser clara nas afirmacoes e negacoes, a "carta da UA" 'e clara, e na minha opiniao faltou SO a implementacao, e o msmo esta faltar no CRM, com a perrogativa que a frelimo nos da agora de podermos discutir esses assuntos e a convite do pr, propor mudancas que acharmos que realmente tem haver conosco ou que pretendemos ver refletidas no nosso CRM.

Reflectindo disse...

Questões de poder?

A recorrerência de Viriato Tembe aos motivos que Laurent Gbagbo em não aceitar a derrota, faz-me recordar alguns factos em Moçambique.

a) Apesar de a Frelimo ter um apoio esmagador na província de Gaza, lá não é permitido que um outro partido possa colher se quer um assento. Que diga isso a Renamo, PDD e MDM e há referências. Porquê será?

b) Dizem, pois que eu não o escutei, que Afonso Dhlakama, uma vez havia dito que se ganhasse mandava os matsangani de regresso para África do Sul. Chamaram-lhe de tribalista. Não sei que comentário Viriato Tembe pode nos dar.

c) Também, li algures que um senior da Frelimo bem identificado e falador, disse em Gaza que não se podia votar nos xingondos.

d) Também se diz que na candidatura? de Philipe Gagnaux a Presidente do Município de Maputo, põ-se em questão a sua cor de pele.

e) No ano passado, acompanhei uma conversa, na net, com pessoas identificadas, em que a discussão era em que candidato cada um ia votar. Um deles disse que ia votar no Daviz Simango e apontou razões políticas, mas para a minha surpresa, outro, por sinal residente nos EUA, perguntou-o se de facto ele iria disperdiçar o seu voto num XINGONDO. Aceitem que não estou a inventar isto tudo.

f) Quando o meu amigo V. Tembe perguntou se na Indía se votaria a um negro, lembrei-me das perguntas de Idi Amin.

g) Indo para Côte d’Ivoire, fiquei com curiosidade para estudar a composição do Conselho Constitucional e da Comissão Eleitoral, sobretudo em termos étnicos.

Serão questões de poder?

Reflectindo disse...

Karim,

Eu penso que te entendo. E eu também digo que o melhor seria que houve estratificacão dos cidadãos a partir da Constituicão da República.

O mesmo questionei quanto aos ivorianos. Porquê a Constituicão da República da Côte D'Ivoire permite candidatura e voto de alguns que serão invalidados por supostamente não serem da "origem"?

Anónimo disse...

Saio deste debate. Não se ganha nada dele. Em vez de se discutirem os argumentos que se colocam, tergiversam-se e, pede-se-me que comente afirmações de Dlhakhama! Se Reflectindo quer passar para outros pontos deve discutir com honestidade os pontos que coloquei. Fala de ministras zambianas no Canada e ignora que aqui, no seu próprio país, sempre houve governos multiraciais. Eu havia declarado antes que, nisso, não existe país nenhum, no mundo, que possa dar lições a Moçambique.
Enquanto o debate se mantiver neste tom, recuso-me e prosseguir.

Anónimo disse...

melhor nao ter PR doutra cor, senao o bai bashir vai se candidatar a PR

Reflectindo disse...

Caro Viriato Tembe, suponho que seja o primeiro anónimo depois do meu último comentário.

Eu estou a discutir precisamente os pontos que colocaste e que HONESTIDADE. Afinal o que é honestidade para ti? É concordar contigo?
Foste tu quem trouxe o que nunca pensei que tinha a ver com o Democracia, Eleicões e Governacão, não foste? Ou o meu amigo pensou que nós estariamos sem te perceber ou sem reflectir? Agora já não estou te entendendo.
Quem disse que em Mocambique não poderia haver presidente doutra cor de pele? Fui eu?
Eu socorro-me à Constituicão da República. É a CRM ou de qualquer país que define quem deve candidatar-se a Presidente da República, a edil. É também a Constituicão da República que define quem elege e quem não. Neste contesto não entendo porque defendes que Laurent Gbagbo tem o direito de recusar de ceder o poder ao vencedor, porque este último é bukinofasense. Não se chama isto de recusa à regras democráticas?

Tu sabes que falei de Canadá, Europa porque vieste com uma tese sobre identidades sem referências. Uma coisa é uma conversa da rua outra é discutir coisas sérias e de responsabilidade.

Penso que se em Mocambique houve governos multiraciais é porque houve e como há muita gente anti-racista. Mas isso não significa que não haja racistas

Repito, que ao contrário do teu pensamento, a maior parte dos europeus, menos os nazistas ou ultra-nacionalistas, ficam preocupados com a fraca participacão dos imigrantes legais nos processos democráticos, por exemplo em eleicões.

Reflectindo disse...

Caro último anónimo

Muito bem, nós já entendemo-te e sabemos desse teu pensamento, embora seja isso tenha vindo um pouco tarde, pois devias ter exigido isso que constasse nos primeiros estatutos da Frente de Libertação de Mocambique. É isto que o Karim sugeriu sempre aqui. EU CONCORDO COM ELE. Que tudo seja claro como água e não se escrever uma coisa, mas que na prática se faz outra coisa.
Entretanto, meu caro compatriata, está aí uma oportunidade: vai-se fazer a revisão da CRM e podes muito bem sugerir que só os negros podem se candidatarem a PR. Mas o melhor é seres muito mais claro na tua proposta, pois que temos negros com sangue zimbabweano, malawiano, burundes, somali, sul-africano, tanzaniano, etc. O caso da Costa do Marfim se for exemplo, diz-nos que Alassane Outtara é negro, não é?

Para eu facilitar ao caro anónimo, o artigo da CRM para alterar ou acrescentar é o 147, no seu ponto 2, alínea a). Está?