quarta-feira, dezembro 08, 2010

Presidente da UA defende retirada de Gbagbo

Blantyre – O presidente da União africana (UA), o malawi Bingu wa Mutharika, defendeu hoje (quarta-feira) que o chefe de Estado cessante na Côte d’Ivoire Laurent Gbagbo deve se retirar para “respeitar a vontade do povo” e evitar um “banho de sangue” após a eleição presidencial.
O líder da oposição Alassane Ouattara “é o vencedor da eleição. O presidente Gbagbo deve respeitar a vontade do povo expressa pelas urnas e por isso, deve se retirar para evitar um outro banho de sangue em África”, declarou o presidente do Malawi num comunicado.
“Há muito tempo que os líderes africanos respeitam a vontade do povo expressa pelas urnas”, prosseguiu.
Mutharika se diz “entretecido” que Laurent Gabgbo tenha prestado juramento durante os esforços de mediação do ex -presidente sul-africano Thabo Mbeki, enviado pela UA domingo e segunda-feira na Cote d’Ivoire. Isso “intensificou a crise constitucional”, sublinhou.
O presidente da UA apelou os líderes políticos ivoirienses a “se juntarem e encontrar uma solução durável”.
Estimou, como a Comunidade económica dos Estados da África do oeste (CEDEAO) e aos observadores internacionais, que a segunda volta da eleição presidencial, a 28 de Novembro, havia sido ganha por Ouattara, dado vencedor pela Comissão eleitoral independente (CEI) com 54,1% dos sufrágios.
Mas, o Conselho constitucional em seguida invalidou esses resultados e proclamou Gbagbo presidente com 51,45%.
Segundo a Amnistia internacional, pelo menos 20 pessoas foram mortas desde a segunda volta da presidencial.

Fonte: Angolapress - 08.12.2010

Sem comentários: