quarta-feira, dezembro 08, 2010

Obama apela Gbagbo a abandonar o poder

Para a Casa Branca, Ouattara é o legítimo vencedor do escrutínio”

O presidente dos Estados Unidos de América (EUA), Barack Obama, apelou ontem ao presidente cessante da Costa do Marfim, Laurent Gbagbo, a ceder o poder para o legítimo vencedor da segunda volta das eleições presidenciais, realizadas a 28 de Novembro passado. Pelo menos 20 pessoas morreram na violência eleitoral, devido ao antagonismo entre os rivais da segunda volta, nomeadamente, Gbagbo e Alassane Ouattara, antigo primeiro-ministro. Ambos auto-proclamam-se presidentes daquele país ocidental e já nomearam os seus primeiros-ministros. “Para a Casa Branca, Ouattara é o legítimo vencedor do escrutínio”, disse um oficial sénior da Casa Branca.
Segundo a mesma fonte, o presidente Obama colocou duas opções a Gbagbo, numa carta da semana passada: “Pode respeitar os resultados dessas eleições e abandonar o poder, ou então manter se no poder conforme anuncia e, em consequência disso, sofrer um isolamento internacional. Se optar em violar os resultados eleitorais, estaria a ignorar a vontade do seu próprio povo e terá, portanto, que enfrentar as devidas consequências”. Gbagbo, de 65 anos, repudia estes apelos internacionais após 10 anos na presidência.
Aos apelos do presidente norte-americano juntou-se à voz do Chefe de Estado do Botswana, Ian Khama, que ainda convidou os seus homólogos a condenarem a situação de crise na Costa do Marfim, numa altura em que as Nações Unidas já iniciaram a retirada do seu pessoal não essencial no país.

Fonte: O País online - 08.12.2010

3 comentários:

V. Dias disse...

Kennedy II, isto é que é agir Obama!!! E não venha aqui dizer que há ingerência. Quando é pagar pedir não há ingerência nenhuma, não é???

Zicomo

Abdul Karim disse...

Sabes Viriato,

Eu nao leio biografias e essas coisas,

Nao conheci o Keneddy, e nem li qualquer livro do Obama,

Mas do fundo, eese 'e um Presidente que ma da uma enorme vontade de bater continencia,

nao interessa pra mim, se os interessses americanos estao em cima ou em baixo, mas esse Presidente, parece-me muito Honesto e muito Corajoso.

Longa Vida pro Obama.

V. Dias disse...

Sim, o Kennedy era assim. Honesto.

E para quem nao sabia (aqui uso os meus dotes de historiador, modestia a parte) as independecias africanas teve um pouco a ver com Kennedy.

Foi Kennedy que empurrou o regime de Salazar à lama, etc. Basta ler o Antonio Telo, Nuno Severino e os milhares de papeis que jazem na biblioteca dos Negocios Estrangeiros de Portugal (em Lisboa). Tao la todas as correspondencias e documentos importantes.

Enfim, Obama é tao e qual. Sabias que os funcionarios na Casa Branca sao tratados todos de igual? É infrivel, ele é super honesto e divertido. Nao tem nada de chiliques.

Bem, nao é facil ser prsidente dos EUA, disso nao tenhas duvidas. Quer interna como externamente.

ZICOMO