domingo, fevereiro 22, 2009

CNE diz que houve crime eleitoral

Mais do que ser apenas uma dúvida, é amplamente reconhecido que houve fraude eleitoral em na segunda volta da eleição do Presidente daquele Município. O O País online escreve que a Comissão Nacional da Eleições, na pessoa do seu Presidente, João Leopoldo da Costa,na imagem, reconhece que houve crime eleitoral, como se pode ler:

"A CNE reconhece que houve má fé na anulação dos votos por parte de alguns interessados e intervenientes no processo eleitoral em Nacala-Porto, recorrendo ao uso da tinta indelével ou esferográfica em prejuízo dos dois candidatos.

As declarações de Da Costa dão razão à Renamo e à AWEPA que dizem ter havido fraude massiva em Nacala-Porto com proporções criminais.

Apesar da CNE repugnar estas irregularidade e reconhecer que constituem um acto ilícito eleitoral, previsto e punível nos termos do artigo 175, da Lei n.o 18/2007, não diz o que irá fazer daqui em diante com vista ao esclarecimento deste crime e punição dos seus perpetradores, muito menos põe em causa a vitória do candidato da Frelimo."

Leia todo o artigo clicandoaqui

Obs:

Do que a PRM, a PGR estão a espera para começarem a investigar? Que os donos dos votos invalidados façam queixa? Quem sabe de qual eleitor foi o voto? Que Manuel dos Santos, o prejudicado, faça a queixa? Como têm se feito para os casos conhecidos em Manica, Nampula e outras partes? Não tem sido a PRM e PGR a agir mesmo que apenas suspeitos? Ou agora é "quem põe o guiso no pescoço do gato"? Estamos de olho!


10 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Reflectindo, tenho notado que para o caso de Daviz Simango e das eleicoes em Nacala ajes com o coracao e nao com a mente.

A CNE diz que os dois candidatos foram prejudicados fraudulentamente com tentativas de invalidacao dos seus votos. Se isso estaa escrito no teu proprio post porque entao insistes em dizer que o unico prejudicado ee o candidato do teu Partido (ou ex partido que jaa nem sei)?

Se a propria Renamo apareceu a reconhecer que transportou fraudulentamente pessoas para votarem indevidamente, porque ignoras isso nos teus posts e insistes apenas num dos lados da fraude?

Normalmente aprecio tua forma de analizar os fenomenos do nosso paiis, mesmo quando discordo contigo. Mas nestes dois casos e, ainda, no debate sobre Simango, nao foste honesto.

No caso de Simango preferiste ignorar todas as informacoes que dei sobre a trajectoria politica dele. Preferiste te concentrar num unico ponto, o da morte de Mondlane, como se a sua accao politica se resumisse nisso. Simango fez muito mais coisas do que matar ou nao matar Mondlane.

Apelo a que o teu bom senso nos debates regresse.

Viriato Tembe

Reflectindo disse...

Amigo Viriato, obrigado pelo teu comentário. Estou neste momento com o tempo apertado mas volto.

Porém, adianto aqui que nao percebo como é que achas que acho com coracão e não com mente. Sempre eu quis trazer todas as fontes e com imagem qndo posso. Agora vejamos com muita análise o caso de Nacala, achas mesmo que o crime não foi contra o Santos? O caso de transportacão de pessoas tbem eu trouxe o aqui. Em que circunstância se deu? Como é que o Quitine explicou?

O Caso Urias Simango, eu quero me basear de investigacão e investigacões e por isso falei de livros e seus autores. Comecamos pela morte de Eduardo Mondlane e vamos com certeza a todos os pontos. Se necessário for que convidemos historiadores e sobreviventes...

Abraco

Anónimo disse...

Agradeco teu comment. Esse ee o Reflectindo que eu conheco! O que eu estou a dizer ee que, em Nacala haa indicacoes de fraudes de varias direccoes. Ossufo Chale e Manuel dos Santos tiveram votos inutilizados de maneira fraudulenta. Isso ee o que diz a propria CNE. Porque ee que o amigo Reflectindo soo daa destaque aa inutilizacao dos votos de manuel santos? O Reflectindo que eu fui conhecendo ao longo de varios debates analisaria criticamente ambos os fenomenos fraudulentos sem favoretismos.

Mais, houve tentativa fraudulenta confessada pela Renamo para transportar gente com o intuito de po-la a votar indevidamente. Parece-me que a tendencia do amigo Reflectindo ee a de arranjar justificacoes para esse acto condenavel. Porque faz isso? Acha que uma fraude feita pela Renamo ee boa coisa?

Viriato Tembe

Reflectindo disse...

Amigo Viriato, de novo ao PC e espero mesmo que entremos de facto em facto. Porque tive pressa, até devo ter cometido erros que possam ter dificultado a compreensão e clarifico:

1. onde escrevi acho com coracão... é ajo com o coracão;

2. onde escrevi investigacão e investigacões... leia-se investigacão e investigadores;

Por outro lado, eu queria explicar-te mais uma vez que não entrei ainda nos outros pontos, porque ainda não tenho cá o livro de que te falei, cujo autor é João Cabrita. Considero-o de livro muitíssimo excelente e tenho certeza que mesmo Marcelino dos Santos, Joaquim Chissano, Sérgio Vieira entre outros têm nas suas partileiras. Não tenho certeza se Cabrita visita este blog, mas a ele podemos fazer chegar as nossas dúvidas duma ou doutra forma. Também acredito que alguns historiadores da praca nos possam ajudar. Pessoalmente não sou nem historiador. E, porquê não esperaria eu que conhecedores dos factos viessem a ser francos?

Tentarei depois fazer um pequeno resumo a reaccão de Barnabé Ncomo à carta de Sérgio Vieira. O meu amigo Viriato, não refutou nada do que Sérgio Vieira contou. O meu amigo não teve nenhuma dúvida, mas eu pus-me a duvidar e questionar de certas coisas que Sérgio Vieira escreveu..., mas isso vou assinalar no resumo.

Quanto à questão de Nacala-Porto, também posso muito bem resumir é uma postagem?!?!?, Porém acho que trouxe aqui tudo quanto sobre a segunda-volta se escreveu. Se houver algo que tenha me passado despercebido, serei grato se postares aqui e posso muito bem coloca-lo como um tema.

Sobre a transportacão de eleitores, o Savana escreveu um artigo e eu procurei-o porque o Nuno Amorim havia comentado sobre o caso no blog do Prof. Carlos Serra. Quero acreditar que quis ser honesto. Não quis fingir que eu não havia visto o tal comentário. Assim se pode ler aqui.

Invalidação prejudicou também ao Chale, é como diz a CNE. Mas vamos a uma análise profunda: pretende-se partilha do benefício do crime? Quais eram as intenções reais dos criminosos? Será dificil entender como alguns votos para Chale podiam ter influenciado? Porquê se deixaram e deixam-se eles ainda livres sem investigação? Ainda não tomaram banho para titarem a tinta?

Note meu amigo que eu mais me questiono que me respondo.

Sem revisão

Reflectindo disse...

Amigo Viriato, mais uma vez obrigado. Eu não tinha visto ainda o teu comentário quando postei o meu último.

E agora quero apenas sublinhar que a questão de Nacala-Porto está pelo facto de a PRM e PGR não agirem, porque como tenho dito, os criminosos não sujaram votos do Santos nem do Chale, mas para estes. Os votos são dos eleitores; os criminosos infrigiram a lei eleitoral e até a Constituicäo da Repúblic; sujaram o nosso processo democrático. Os fraudulentos põem em causa a nossa estabilidade política em Mocambique.

Quando há nomes, a PRM e a PGR nada mais têm a fazer que pegá-los e comecarem a investigar e põr em uso o código penal.

Agora já te interrogaste sobre os pronunciamentos da deputada Verónica Macamo?

Anónimo disse...

Concordo com a tua ideia de convidar Cabrita, Nkomo e outros autores a entrarem no nosso dialogo. Eu teria muito gosto de interagir com eles. Li e reli o livro de Nkomo. Muitas das questoes que eu coloquei constam do livro dele.

Li a biografia da janeth e Memorias escritas por diversos autores, como por exemplo Helder Martins e outros. Li, haa varios anos um livro escrito, em parte, por Aquino de Braganca. Todos estes precisaria de voltar a le-los para refrescar alguns factos.

Nao li o livro de Cabrita. Sabes dizer o modo como eu poderia encontrar o livro desse autor?

De toda a forma, gostaria de conhecer tua opiniao depois de leres o livro de Nkomo.

Nao discuti os artigos de Nkomo e de SV porque estao cheios de especulacoes e de manipulacoes. As especulacoes de SV ja foram abundantemente expostas.

Vou dar o exemplo de algumas manipulacoes de maa fee de Nkomo. Ele destaca o facto de pessoas como Samora, Guebuza, Chissano e Marcelino nao aparecerem na foto do funeral. Com isso ele quer dar a entender que esses individuos seriam paraquedistas. Ou que estariam longe dos circulos dirigentes do Movimento.

No entanto, ele sabe onde esses individuos estavam. Por exemplo,Samora e Guebuza estavam no interior, dirigindo a componente mais importante do combate libertador.

Outra manipulacao consiste em apresentar as detencoes para averiguacoes que a policia tanzaniana fez nas pessoas de Marcelino, Chissano, Pamela e outros como indicio de culpa. Isso, para um individuo com o nivel dele de formacao ee inaceitavel. Detencao para averiguacoes nunca foi sinonimo de culpa.

Pelo contrario, ele pega no facto de algumas pessoas nao terem sido detiddas como prova inabalavel de inocencia. O amigo Reflectindo acha isto correcto e honesto?

Se reparar, eu debato statements honestos. Tanto quando concordo com essas afirmacoes, como quando discordo profundamente. Para mim a questao da honestidade, ou pelo menos, a questao da minha percepcao sobre honestidade ee fundamental para eu debater ou nao.

Viriato Tembe

Reflectindo disse...

Amigo Viriato,

Não sei com o monte de tudo que já prometi, conseguirei cumprir esta nova promessa a tempo. Entretanto, eu gostaria que pudesse explicar claramente o meu interesse pela justiça contra o crime eleitoral em postagem separada. A ver vamos.

Quanto à reacção de Barnabé Ncomo, duvido que haja algo de especulação ou manipulação como dizes, se isso não depender da leitura de cada um e sobretudo da disposição. Para esta ser uma especulação, só podia ser se há contradições entre o que ele escreveu no seu livro e isto que ele afirma aqui. Pode ser que esta reacção seja com dom grave, mas de Ncomo para Vieira, eu entendo, porque é assim quando é vice-versa. Recordo-me da reacção de Vieira ao livro de Ncomo a qual penso que posso vir a recuperar.

Sobre os detidos em conecção com a morte de Mondlane, algo que Vieira ocultou, Ncomo está a esclarecer o que as autoridades tanzanianas fizeram , pois sabemos que o crime aconteceu num país membro das Nações Unidas e só aquelas autoridades tinham o direito para investigação. Não achas? Qualquer suspeita dentro da Frelimo, tinha que ser entregue às autoridades tanzanianas.

Não estou de acordo que Ncomo esteja a ilibar Uria Simango ou qualquer outro do assassinato de Eduardo Mondlane, se isso for, quem fez são as autoridades tanzanianas. O que nos dizem os juristas? Ajudem-nos!

Dos ausentes penso que Ncomo não falou de Guebuza e quanto a Samora Ncomo disse apenas que não foi ele nem Marcelino dos Santos quem dirigiu as cerimónias fúnebres de Eduardo Mondlane, mas Urias Simango.

Eu não vejo nada de manipulação, mas de factos que nos ajudam a compreender a nossa história. Se Sérgio Vieira, Hélder Martins e outros acham que há erros no estudo de Barnabé Ncomo, a bem da nação moçambicana, eles deviam organizar um debate frente-a-frente. Penso que a nação ganharia por isso. Porque o que me dá impressão é que Sérgio Vieira é um grande mentiroso. Quanto a Hélder Martins tenho uma preocupação, pois ele devia nos esclarecer as circunstâncias e o local de execução de Silvério Nungo. Parece-me que ele [Hélder Martins] fala de ter sido em M’telela enquanto que Cabrita e Ncomo aponta outro local ainda durante a luta armada. Quem diz a verdade?

Sobre Silvério Nungo, parece-me que o meu amigo acredita que seja o executor do assassinato de Eduardo Mondlane, mas eu fico mais a questionar-me pelo facto de fora das alegações de alguns, eu nunca ter ouvido falar duma investigação da Polícia Tanzaniana (CID) a Nungo. Estou distraido? Mesmo dentro da Frelimo, qual foi a Comissão de Investigação? Quem a chefiou, já que ficámos a saber que Sérgio Vieira não estava em Tanzânia?

Se eu tivesse o poder de convidar João Cabrita e Barnabé Ncomo faria. Porém, seria bom se alguém os dissesse que estamos aqui a brincar com a história.


Para aquisição do livro de João Cabrita consulte na web, por exemplo aqui http://www.amazon.com/Mozambique-Tortuous-Democracy-Joao-Cabrita/dp/0333920015

A verdade é o livro é muito caro.

Um abraco

Anónimo disse...

Se a CNE confirma que houve crime eleitoral, entao este deve ser investigado e tudo devidamente apurado. O povo tem o direito de saber a verdade. Quem esta a tratar disso? Se existe uma lei, entao que seja devidamente aplicada. Espero que nao haja dualidade de criterios em certos casos. Por mais doloroso que seja, que a lei seja aplicada a todos da mesma forma, isso e que faz parte da verdadeira justica. E caso para os advogados avancarem. Talvez o Sr. J. Mutisse nos possa clarificar nestas materias; ficariamos muito gratos. Nao consigo racicionar onde o Sr. V. Tembe quer chegar com as suas postagens, mas concordo quando ele fala num debate ou num frente a frente, isto seria do interesse geral. Eu gostaria de saber pormenores das mortes de U. Simango e J. Simeao... Maria Helena

Reflectindo disse...

Hehehehe, Maria Helena, claro que todo o cidadão terá que usar todos os meios para combater o crime eleitoral. Ninguém terá que esperar do outro para investigar um crime. É por isso que insisto em perguntar pelo que a PRM e PGR, instituicões existentes em Nacala-Porto, estão a fazer. Não aceitarei que estas insistituicões não investiguem a fraude só porque a comissão eleitoral não lhes apresentou ou qualquer partido não fez queixa. Antes pelo contrário, penso que a PGR podia comecar investigar a própria comissão eleitoral se atrasa de apresentar a queixa.

Anónimo disse...

Crimes eleitorais são condenáveis independentemente de quem os pratica Reflectindo sugere e muito bem.

Olha Reflectindo, eu já estou habituado a indivíduos que acham que defender actos macábros de um pai é uma forma de reconhecimento de paternidade!... Não vejo especulação em questionar porque é que um Gestor de linha pode ultrapassar um colegial de Gestores do topo na sucessão neste caso do Presidente!

Abraços