sábado, janeiro 14, 2017

A Renamo deve estar a entender o jogo?

Eu estava acompanhando o jornal da noite da STV de hoje, 13.01.2017, em que a Renamo pede a criação de inquerito para averiguar as provocações pelas forças de defesa e segurança às tréguas declaradas pelo PR e Presidente da Renamo, uma comissão em que se inclui todos os partidos políticos e toda a sociedade e todos os interessados na manutenção da paz.
A questão é como é que os outros partidos políticos, a sociedade civil e outros interessados na paz em Moçambique saberão definir a violação de tais supostos acordos de tréguas se não participaram nem testemunharam dos acordos entre Filipe Nyusi e Afonso Dhlakama.
Desde há muito defendi que devia ter sido a iniciativa da Renamo e ela a defender a participação dos outros partidos políticos e a sociedade civil nas negociações de paz para que os acordos sejam válidos.
A minha pergunta é se a Renamo já entendeu a essência da participação de todos os partidos políticos, sociedade civil e todos interessados pela paz em Moçambique? E porquê a Renamo se deixa enganar pelo veneno da Frelimo?
Nota: A Renamo é como aqueles velhos que não plantam coqueiros porque segundo os seus cálculos nunca comerão cocos dos mesmos. A Renamo lutou pela democracia e muitos de nós reconhecemo-la nisso, mas aliar-se aos monopartidaristas com o medo do multipartidarismo é condenar-se a si própria.
Desde há muito que eu disse que um dia a questão de inclusão no diálogo sobre a paz será feita como uma iniciativa genuína da Frelimo se a Renamo insistir em ver-se importante ao estar a sós com a Frelimo.


Sem comentários: