quarta-feira, janeiro 18, 2017

Gâmbia: Presidente decreta estado de urgência contra intervenção externa

 O presidente gambiano, Yahya Jammeh, decretou estado de emergência na terça-feira, alegando que há "um nível de ingerência estrangeira excepcional e sem precedentes" no processo eleitoral do país, num pronunciamento transmitido pela televisão.
Na sua aparição, lamentou "a atmosfera hostil injustificada que ameaça a soberania, a paz e a estabilidade do país".
O anúncio foi feito a dois dias do fim do mandato de Jammeh, que está a ser pressionado a ceder o poder ao seu adversário das presidenciais Adama Barrow, actualmente no Senegal.
O país encontra-se em crise desde que Jammeh anunciou, a 09 de Dezembro, que não reconheceria os resultados das eleições eleitorais de 01 de Dezembro. Foi uma mudança de postura radical, já que, uma semana antes, chegou a felicitar Barrow pela vitória.
Yahya Jammeh diz querer permanecer no cargo até que a Justiça se pronuncie sobre o recurso apresentado por ele, apesar das pressões internacionais para que ceda o poder na quinta-feira.
"O presidente Jammeh está a perder oportunidades de respeitar a palavra do povo gambiano e de fazer uma transferência de poderes pacífica para o presidente eleito", declarou o porta-voz do Departamento de Estado americano, John Kirby.
A Nigéria anunciou, por sua vez, que acelera os seus preparativos militares aéreos.
"Vamos nos mobilizar muito rápido para Dakar, no Senegal", disse à AFP uma fonte do quartel-general da Defesa nigeriana, mencionando o envio de "pilotos, técnicos e pessoal de manutenção" dos aviões.
"Esse envio está relacionado com os acontecimentos em curso na Gâmbia", completou a mesma fonte.
Segundo a Constituição, o estado de emergência dura sete dias a partir do momento do decreto, mas pode ser prorrogado por até 90 dias com a aprovação da Assembleia Nacional. A Casa deu sinal verde para a sua extensão nesta terça-feira.
A Grã-Bretanha e a Holanda, dois países com o maior número de turistas na Gâmbia, aconselharam os seus nacionais a evitar viagens ao país, ou que voltem para casa, se já estiverem lá.

Fonte: Angola Press – 18.01.2017

Sem comentários: