quarta-feira, janeiro 18, 2017

Gâmbia: Senegal solicita apoio do Conselho de Segurança da ONU

O Senegal apresentou esta quarta-feira, em Nova Iorque, um projecto de resolução ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, para apoiar os esforços da CEDEAO visando a que o presidente cessante da Gâmbia Yahya Jammeh aceita a ceder o poder após a sua derrota eleitoral, segundo os diplomatas, citados pela AFP.
Contudo, o pedido não procura explicitamente obter a autorização do Conselho para o envio de tropas na Gâmbia, acrescentaram as mesmas fontes.
Yahya Jammeh, que dirige o país com uma mão de ferro desde há 22 anos e que inicialmente aceitou a vitória de Adama Barrow ao escrutínio de 01 de Dezembro, recusa-se a transmitir-lhe os poderes, tendo terça-feira, proclamado o estado de urgência para 90 dias.
O presidente eleito foi acolhido a 15 de Janeiro no Senegal, aguardando pela sua investidura.
A Comunidade Económica dos Estados da África do Oeste (CEDEAO, 15 países), que pressiona Jammeh a deixar o poder, advertiu em várias ocasiões que poderá recorrer à força como a última alternativa.
O enviado especial da ONU na África do Oeste Mohamed Ibn Chambas, fez saber na última semana ao Conselho de Segrança que a CEDEAO estava preparada a dar a sua luz verde para o envio de tropas na Gâmbia.    
A pedido do Senegal, o Conselho de Segurança vai analisar a crise na África do Oeste esta quarta-feira, precisaram os diplomatas.
No mês passado, o Conselho tinha reclamado por unanimidade que Jammeh reconhecesse o resultado da eleição presidencial e que ceda o poder à Barrow.
Por seu turno, a União Africana precisou que não reconheceria mais Yahya Jammeh como chefe de Estado da Gâmbia a partir de 19 de Janeiro.

Fonte: Angola Press – 18.01.2017

Sem comentários: