segunda-feira, janeiro 16, 2017

Gâmbia: Presidente eleito recebido em Dakar

A Agência de Notícias Senegalesa (APS) anunciou ter sabido "de fontes oficiais" da chegada ao Senegal do Presidente eleito da Gâmbia, Adama Barrow, à madrugada de domingo.
Segundo a APS, o Presidente senegalês, Macky Sall, aceitou acolher Barrow até 19 de Janeiro de 2017, dia da sua investidura na Gâmbia, a pedido do seu homólogo da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf, presidente em exercício da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).
A decisão foi tomada à margem da cimeira África-França que terminou sábado, na capital maliana, Bamako.
A situação política na Gâmbia foi discutida pelos chefes de Estado presentes na cimeira de Bamako onde estava igualmente presente Adama Barrow.
Ele deixou Banjul sexta-feira depois do fracasso das negociações de uma delegação de alto nível da CEDEAO com o Presidente cessante, Yahya Jammeh, que contesta a vitória do candidato da oposição gambiana às presidenciais de 1 de Dezembro de 2016.
Adama Barrow juntou-se à XXVII cimeira África-França de Bamako com os Presidente Muhammadu Buhari da Nigéria, Ellen Johnson Sirleaf da Libéria e de John Dramani Mahama, antigo Presidente do Ghana.
A CEDEAO anunciou que vai continuar as discussões para uma transferência pacífica do poder no fim do mandato do Presidente Jammeh, a 18 de Janeiro. A União Africana (UA) deu o seu apoio a esta mediação.
Reunido sexta-feira na sede da instituição em Addis Abeba, a capital etíope, o Conselho de Paz e Segurança da UA indicou que, a partir de quinta-feira, 19 de Janeiro de 2017, vai deixar de reconhecer Yahya Jammeh como o Presidente legítimo da Gâmbia.

Fonte: Angola Press – 16.01.2017

Sem comentários: