terça-feira, março 01, 2016

“Não depende das FDS garantir segurança de Afonso Dhlakama”

O ministro da Defesa Nacio­nal, Atanásio Mtumuke, disse, sexta-feira passada, na cidade da Beira, que não depende do seu ministério a garantia de se­gurança para a saída das matas do líder da Renamo, Afonso Dhlakama, tal como deliberou no início da semana passada o Conselho Nacional de Defesa e Segurança, convocado pelo Chefe de Estado, Filipe Nyusi, na qualidade de comandante­-em-chefe das Forças de Defesa e Segurança.
“É claro que nós obedecemos as ordens do nosso comandan­te-em-chefe.
Quando o presidente da Re­namo foi resgatado, em Outu­bro do ano passado, das matas do distrito de Gorongosa, tí­nhamos recebido ordens para abrirmos o corredor e para ele poder passar até à cidade da Beira, onde depois seriam se­guidos outros caminhos para o encontro entre o Presidente da República e ele. Portanto, para nós, Dhlakama está na Beira”.

Mas o líder da Renamo não esta na cidade da Beira. Afonso Dhlakama está em Gorongosa, tal como testemunhou há dias um grupo de jornalistas, in­cluindo deste jornal, de onde ele falou à imprensa. “Aí está o problema... como é que ele saiu da Beira para Gorongosa? Nós das Forças de Defesa e Segu­rança não sabemos”, afirmou o ministro.

Fonte: O País – 01.03.2016

Sem comentários: