sexta-feira, março 11, 2016

Empresa da família Chipande em consórcio com a sul-africana SacOil para propor ao Governo moçambicano a construção dum gasoduto de Palma para Gauteng

A Profin Consulting, SA, uma empresa de capitais privados moçambicanos participada por Alberto Joaquim Chipande e sua esposa Hortência Cornélio João Mandanda Chipande, integra um consórcio composto pela empresa sul-africana de gás e petróleo, a SacOil, e a companhia pública Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), que vai propor ao Governo moçambicano a construção de um gasoduto de transporte de gás natural de Palma (Cabo Delgado) para Gauteng (África do Sul), com ramificações em "cidades e assentamentos urbanos" em Moçambique.

Alberto Chipande, a quem se atribui a autoria do primeiro tiro no contexto da luta de libertação nacional, faz parte da elite política com tentáculos bastante enraizados na Frelimo, partido no poder e que dirige o país há 40 anos.

Segundo o Centro de Integridade Pública (CIP), o interesse da SacOil, da ENH da Profin Consulting, SA em construir o gasoduto em alusão “não é o primeiro a ser anunciado. Existem outros projectos anunciados” para o efeito com vista a “escoar o gás natural de Palma para Maputo e África do Sul, sendo um deles o projecto Gasnosu (gás norte-sul) cujos proponentes são a sul-africana Gigajoule e a moçambicana ENH”. Ler mais (Editorial do @verdade, 09.03.2016)

Sem comentários: