segunda-feira, março 14, 2016

ZIMBABWE/GOVERNO PLANEIA COMPENSAR FARMEIROS BRANCOS

As autoridades zimbabweanas estão a considerar compensar farmeiros brancos que no ano 2000 perderam as suas propriedades, no âmbito da implementação do controverso programa da reforma agrária no país.

O Ministério zimbabweano das Finanças revelou que os farmeiros cujas terras foram tomadas e seus equipamentos confiscados, poderão ser compensados a qualquer momento.

Caso o plano seja aprovado constituirá uma das grandes mudanças da política zimbabweana.

O Presidente Robert Mugabe anunciou inicialmente essa intenção, explicando que pagamentos a farmeiros seriam feitos somente por investimentos aplicados na construção de infra-estruturas.

O governo planeia estabelecer um fundo, nos seus esforços tendentes a melhorar as relações com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e doadores ocidentais, por forma a relançar a economia zimbabweana.


O Ministro das Finanças do Zimbabwe, Patrick Chinamasa, afirmou que o governo vai pagar a doadores, como o FMI, Banco Mundial e o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), cerca de 1, 8 mil milhão de dólares EUA, em dívida, na esperança de o FMI retomar os seus empréstimos ao país, no presente ano.

A tomada de farmas no Zimbabwe causou redução drástica na produção de tabaco e carência alimentar naquele país vizinho, que chegou a ser o segundo maior exportador de milho em África ou melhor celeiro da região austral da África.

Chinamasa explicou que o fundo da compensação da terra vai ser financiado através de rendas e quotizações de novos ocupantes das farmas, parceiros de desenvolvimento, e doações.


Fonte: AIM - 14.03.2016

Sem comentários: