domingo, março 06, 2016

Informação Pública

Por Machado da Graça

O que se passa com os órgãos de informação do sector público continua a ser um mistério para mim. Cada vez que fala sobre o assunto, Filipe Nyusi dá orientações concretas sobre a forma como esses órgãos de informação devem encarar a sua principal tarefa. E são orientações correctas, de acordo com a Constituição e a Lei de Imprensa. Mas o que é publicado, diariamente, contraria frontalmente essas orienta- ções. E não acontece nada.
Ora, o que está a acontecer é exactamente o oposto. Ainda há poucos dias, ao tomar posse do cargo de Director de Informação da Rá- dio Moçambique, Abdul Naguibo afirmou: “Nós temos de ser aqueles que mobilizam as pessoas a compreenderem melhor aquilo que são os objectivos do Governo”.
E isto é uma trágica confusão entre o que é o jornalismo e a propaganda. Esta definição cabe a uma agência de promoção de imagem, não a um órgão de informação. Mas este tipo de confusão vem de cima. Não há muitos meses a actual Directora de Informação junto do gabinete do Primeiro Ministro defendeu posi- ções muito similares.


Machado da Graça in SAVANA (04.03.2016)

Sem comentários: