terça-feira, janeiro 12, 2016

MOÇÃO DE DESCONFIANÇA CONTRA JACOB ZUMA

A presidente da Assembleia Nacional sul-africana, Baleka Mbete, autorizou, esta segunda-feira, um debate sobre a moção de desconfiança contra o Presidente Jacob Zuma, depois da sua decisão de demitir em Dezembro o respeitado ministro das Finanças, Nhlanhla Nene.

Esta decisão surpresa causou uma baixa da economia e do rand, a moeda local, a um nível histórico em relação ao dólar americano.

No período de uma semana, o Presidente Zuma, espantado pela indignação global suscitada pela sua decisão de demitir Nene, anunciou o regresso do antigo ministro das Finanças, Gordan Pravin, para este cargo.


Contudo, domingo, o Presidente julgou excessiva a reacção dos sul-africanos sobre a partida de Nene, considerando que as consequências desta decisão foram exageradas.

Para o partido da oposição oficial, Aliança Democrática (DA), "esta violação flagrante é um insulto a qualquer sul-africano, que ressentiu e continua a ressentir as consequências nefastas que a decisão do Presidente teve na nossa economia".(RM /Panapress)

Fonte: Panapress in Rádio Moçambique – 12.01.2016

Sem comentários: