quinta-feira, janeiro 21, 2016

Luto em Nampula



Obrigado Macuta pela informação através da identificação no post relativo ao falecimento de Alfane conhecido do actor Mukussakame, um dos actores dos filmes Subuhana. Alfane não é apenas um humorista, mas um grande pedagogo que deixa para nós grandes lições relativas à educação cívica e ambiental.
Muitas vezes recomendei aos meus colegas professores neste mural e no grupo Pedras que Nampula viu nascer para que usassem aqueles filmes de Subuhana nas suas aulas. Os filmes Subuhana são material didáctico para todos os níveis de ensino e diferentes disciplinas ou cadeiras. São filmes a serem usado pela polícia no combate à criminalidade. Por essa razão, tenho dito que ao ver aqueles filmes não se possa apenas limitar-se a risos, mas sempre tirar-se a moral.
Um dos últimos filmes é relativo ao combate à erosão e cidade limpa e que podemos traduzir por “Wariya Wamphula” um filme que pode ser usado em muitos municípios, sobretudo onde muitos munícipes dominam melhor a língua emackwa que qualquer outra língua.
Espero que Nampula o homenageie porque acima de tudo as suas lições ficaram e continuarão a ser transmitidas na sociedade. A essa tarefa cabe ao Conselho Municipal de Nampula em coordenação com as direcções de Educação, Cultura o Comando da Polícia da República de Moçambique e a sociedade nampulense.  

Paz à sua alma Alfane, aga Mucussocame.

3 comentários:

Delfina disse...

paz a sua alma, que descanse em paz.

VALERIANO DA LUCIA disse...

Paz a sua alma

VALERIANO DA LUCIA disse...

Paz a sua alma