sexta-feira, agosto 07, 2015

Nacala-Porto vs Insegurança

Por Abdullah Abou-Shakur

É de deixar em mil pedaços o nosso sossego quando a descrença na nossa propalada segurança se eleva a cada dia que passa devido ao sucesso e repetição de acções de pessoas que amam a propriedade alheia a ponto de dar tudo para tê-la em sua posse, sem se importar em esmagar tudo e todos que encontrem pelo caminho.

Em Nacala, as invasões a residências para de lá retirarem bens e valores há muito que é o modus vivendi dessa escória cujas incursões apoquentam a população e sob o olhar (até certo ponto) sereno de quem de direito, já que nunca sequer houve indiciados que acabaram a contas com as autoridades, julgados responsabilizados e presos em conexão com casos similares.


Para citar exemplos da actuação destes grupos, a lista não pára. Há casos amargos de se citar como o de que se fala que, na 5a feira - 22 de Janeiro corrente, num dos bairros deste município, a residência de uma família foi assaltada e de lá os meliantes, além de retirarem bens que lhes convieram, exigiram dinheiro que o proprietáio disse ter muitissimo pouco do pedido no momento. E num misto de violência psicológica e física, a sua mulher foi trazida à vista e diante da família, 14 dos 15 integrantes do grupo manteve relações sexuais não consentidas com ela.

- Qual é a imagem que pode se ter da familia em termos de convivência, integridade e honra? E não é a única família que passa por estes horrores...Isto é avassalador. Tao assustador a ponto de um estabelecimento comercial sito na zona alta ser invadido e de lá retiradas avultadas somas de dinheiro em plena luz do dia, a cerca de 10 metros ou menos de distância da esquadra de policia de Mocone, posto policial de referência na zona alta de Nacala. E dos assaltantes e dinheiro roubado, NADA mais se soube e, foi MAIS UM de muitos casos impunes.Isto se repete, tanto na actuação como nas finais consequências - IMPUNIDADE.

As perguntas que não calam e cujo grito ecoa nas gargantas adentro dos munícipes temerosos são:

- Oque estará por detrás destes crimes que são operados de forma tão impune e num à-vontade que impossibilita que se lhe faça frente para pôr termo?
- Porquê esse assumir de possível incapacidade para fazer frente a essa corja?
A nossa PRM é uma corporação madura e que lida, por determinação e excelência, com estes casos. O Governo distrital e o Conselho Municipal de Nacala são órgaõs locais da administração e bastantes representantes do poder e actuação do Estado.
É lamentável que com estes 3 em campo seja impossível conter esta onda do mal que ja vem jogando na lama as nossas vidas, honra, dignidade, bom nome, sossego, suor, sacrifício, segurança e auto-estima há anos, já que os mesmos não são uma novidade por ca.

Apelamos ao SOCORRO e inclusive que, no lazer, pausem whiskys e safaris e vivam por alguns minutos a nossa realidade.

Sem comentários: