sábado, agosto 04, 2012

Quelimane: Jornalistas ameaçados com armas para não reportar tomada de posse do Comandante da PRM

O novo comandante provincial da PRM na Zambézia, Weng San, tomou posse quinta-feira em Quelimane, em substituição de Lourenço Catandica, num acto que não contou com a presença da imprensa.


Os agentes do comando provincial da Polícia da República de Moçambique na Zambézia foram instruídos para impedir o acesso dos jornalistas no acto de transmissão de poderes, do anterior para o novo comandante da PRM.

Entretanto, o Vice Comandante-Geral da PRM, Jaime Basílio, que dirigiu a cerimónia de transmissão de poderes, deplorou a atitude tomada pelo comando provincial de impedir a presença da imprensa na tomada de posse do novo comandante da corporação.

O número dois do comando geral, fez este pronunciamento quando se apercebeu que jornalistas que se fizeram ao local da tomada de posse foram ameaçados com armas de fogo, alegadamente por estarem a cumprir uma ordem que se supõe que seja do anterior comandante.

Porque a cerimónia de tomada de posse foi à porta fechada, a informação oficial da nomeação de Weng San para o comando provincial, e a cessação de Lourenço Catandica, foi tornada pública seis horas depois, no aeródromo de Quelimane pelo vice Comandante-Geral, momentos antes de embarcar de regresso a Maputo.

Jaime Basílio assumiu ter constatado com estranheza a ausência de jornalistas, uma vez que fazia parte da sua agenda interagir com a imprensa que considerou de parceiros, no combate ao crime.

Fonte: Rádio Moçambique – 04.08.2012

Sem comentários: