quinta-feira, agosto 09, 2012

Adesão à Comunidade da África Austral permitiu livre circulação em oito Estados - MNE

A livre circulação dos moçambicanos em oito dos 14 países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) é o principal ganho da adesão do país à organização, considerou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros moçambicano, Oldemiro Balói.


Oldemiro Balói enfatizou a vantagem de Moçambique ter aderido à SADC a 17 de agosto de 1990, em Windhoek, Namíbia, quando falava no lançamento da semana comemorativa da organização, que sucedeu à Conferência de Coordenação de Desenvolvimento da África Austral (SADCC), criada a 01 de abril de 1980, em Lusaca, Zâmbia.

Para o ministro dos Negócios Estrangeiros moçambicano, os acordos de isenção de vistos entre países da SADC é um dos avanços gerados pela pertença à organização.

"Um dos ganhos de o nosso país ser membro da SADC é que os moçambicanos e os sul-africanos, bem como os cidadãos de muitos outros Estados membros da SADC, já não precisam de visto para se deslocarem dum país para o outro", referiu Oldemiro Balói, falando no distrito da Namaacha, província de Maputo, que faz fronteira com a África do Sul.

Moçambique assinou também acordos similares com Botsuana, Malaui, Namíbia, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabué para permitir que os moçambicanos possam viajar livremente sem precisar de passar por procedimentos de obtenção de vistos, acrescentou o chefe da diplomacia moçambicana.

Realçando o empenho das autoridades moçambicanas no prosseguimento dos propósitos que nortearam a fundação da SADC, Oldemiro Balói apontou igualmente a ratificação por Maputo do Protocolo de Finanças e Investimento, que permitiu o desarmamento alfandegário de 85 por cento das mercadorias produzidas na região.

"Outro ganho que é visível aqui na província de Maputo é a criação do Corredor de Desenvolvimento de Maputo, que é fruto da implementação do Protocolo dos Transportes, Comunicações e Meteorologia. Através deste Corredor, o movimento de pessoas e bens de Moçambique para África do Sul e vice-versa é feito com muita rapidez e em condições de conforto e segurança", sublinhou Oldemiro Balói.

A semana comemorativa do Dia da SADC terá o seu ponto mais alto no próximo dia 17, com o início da Cimeira dos chefes de Estado e de Governo da organização, em Maputo.
Nessa cimeira, Moçambique assume a presidência rotativa da SADC, atualmente detida por Angola.

Fonte:Notícias Sapo - 09.08.2012

Sem comentários: