segunda-feira, agosto 06, 2012

Alfândegas desmascaram “esquemas” de partidos políticos

Numa operação ultra-secreta e minuciosamente preparada, as Alfândegas de Moçambique apreenderam seis viaturas de luxo importadas em nome de partidos políticos e posteriormente vendidas a terceiros.


É um verdadeiro escândalo. Seis viaturas de luxo ostentado matrícula nacional foram apreendidas num espaço de uma semana. Numa verdadeira caça à “máfia”, a equipa de investigação e contra inteligência das Alfândegas de Moçambique descobriu que os partidos políticos, por gozarem do direito de isenção na importação de viaturas, envolvem-se em esquemas que lesam o Estado. Importam viaturas luxuosas supostamente em nome dos respectivos partidos e, porque estão isentos de impostos, recebem elevadas somas dos verdadeiros proprietários das máquinas.

As alfândegas desvendaram o esquema e iniciaram uma campanha de aperto ao cerco, que culminou com a apreensão de um volvo S40; dois Range Rovers; um Supercharg; um Vogue; dois Land Rovers Discovery; e um Toyota Fortuner.

Todas as viaturas, à excepção do Volvo, foram apreendidas no dia 27 de Julho passado, há sensivelmente uma semana, enquanto o Volvo foi apreendido na última quinta-feira. Todas as viaturas circulavam na capital do país, com a capa de terem sido importadas para o funcionamento de partidos políticos, mesmo que fossem “top de gama”.

Só de direitos aduaneiros, estas viaturas deveriam ter pago mais de 14 milhões de meticais, mas, porque foram importadas em nome de partidos políticos para beneficiarem a terceiros, ficaram isentas de qualquer imposto. Por exemplo, em condições normais, cada uma destas viaturas pagaria só de direitos aduaneiros entre 3 e 4 milhões de meticais.

Fonte: O País online – 06.08.2012

3 comentários:

Nelson disse...

Como eu gostaria de saber os nomes dos referidos partidos!

Reflectindo disse...

Eu também estou muito curioso.

Geracao de mudanca e lideranca disse...

Nelson, nao achas que se pelo menos uma viatura pertencesse a um partido da oposicao, a noticia ja viria de cima? "partidos politicos"-termo para o boi dormir.
Abraco mano.