quinta-feira, agosto 16, 2012

Bancada da Frelimo perde mais um deputado

VII legislatura continua mortífera 


A morte de Olímpio Victorino Vaz faz subir para três, o número de deputados da Frelimo que perderam a vida só neste ano.

Volvido pouco mais de quatro meses depois da morte da deputada Angelina Mavota, da bancada parlamentar da Frelimo eleito pelo circulo eleitoral da cidade de Maputo, vitima de doença, o luto voltou abalar a Assembleia da República (AR). Mais um deputado eleito pela maioria parlamentar perdeu a vida.

Trata-se do deputado Olímpio Victorino Vaz, eleito pelo circulo eleitoral de Nampula, que morreu na madrugada desta quarta-feira, no Hospital Central de Maputo, vitima de doença.
A morte do deputado Olímpio Victorino Vaz vem confirmar que a presente legislatura da AR iniciada em Janeiro de 2010, que está a ser recordista em termos de mortes dos chamados legítimos representantes do povo, ao registar em número de 12 os deputados perecidos.

A bancada parlamentar da Frelimo é a mais afectada por estas mortes, tendo já perdido 9 deputados eleitos por vários círculos eleitorais. A segunda maior oposição parlamentar, a Renamo, e a bancada parlamentar do MDM, têm em registo, respectivamente, 2 e 1 deputados mortos ao longo da presente legislatura, resultantes de diversas causas, incluindo enforcamentos, tal como aconteceu com o deputado Agostinho Macuácua do MDM.

De acordo com fonte parlamentar, o funeral de Vaz terá lugar no próximo sábado, na cidade de Nampula, sua terra natal, antecedido de velório, na sexta-feira, na sede da Assembleia da República, na capital do país.

Esta realidade que é já preocupante, andou distante das anteriores legislaturas da chamada casa do povo desde a sua primeira legislatura mesmo se reconhecendo esta ter perdido alguns deputados.

Portanto, são 12 deputados que perderam a vida em apenas dois anos.

A morte de Olímpio Vaz aconteceu pouco mais de quatro meses da morte, na Africa do Sul, da também deputada da Frelimo Angelina Agripino Ndimalela Mavota. (D. Paulo)

Fonte: MEDIA FAX in Moçambique para todos – 16.08.2012

Sem comentários: