sábado, agosto 04, 2012

Educação sem fundos para contratar professores licenciados em Nampula

O sector da Educação na província de Nampula está preocupado com a insuficiência de fundos para a contratação de docentes licenciados.


O facto foi constatado pela comissão de agricultura, desenvolvimento rural, actividades económicas e serviços da Assembleia da República num encontro que aqueles deputados mantiveram com os membros do governo provincial. Na apresentação do informe aos deputados, o secretário permanente provincial, António Máquina, referiu que o sector da Educação é um dos sectores, dentre vários, que enfrenta sérias dificuldades relacionadas com a insuficiência dos fundos atribuídos a província de Nampula a quando da elaboração do plano orçamental.

Falando em conferencia de Imprensa, o chefe da comissão de agricultura, desenvolvimento rural, actividades económicas e serviços da Assembleia da República, Francisco Mucanheia, disse que os orçamentos anuais atribuídos a esta região do país, nos anos de 2011, 2012 e do próximo ano de 2013, estão aquém dos desafios enfrentados em todos os sectores.

“É sabido que o país enfrenta sérios problemas relacionados com a insuficiência de fundos para o funcionamento dos sectores públicos, mas nós como fiscalizadores das actividades do governo vamos influenciar que a província de Nampula possa beneficiar de uns acréscimos no sentido de minimizar estes constrangimentos”, frisou aquele deputado da Assembleia da República.

Como resultado dessas limitações financeiras, por exemplo, no ano passado a província de Nampula foi obrigada a recorrer a vizinha da Zambézia para usar os docentes de nível superior contratados a partir daquela província central. Não obstante a estas situações, Francisco Mucanheia, considerou que a província de Nampula está registar significativo crescimento em todos os sectores de actividade.

Referiu, a título de exemplo, que o sector de agricultura cresceu bastante no que diz respeito a produção de culturas diversas, cujos resultados traduzem-se no incremento dos níveis de produção e consequente melhoria das condições de vida das populações locais. Embora reconheça a insuficiência de sementes da cultura de arroz e perda de algumas terras de cultivo devido a escassez das águas das chuvas para a irrigação dos campos.

De referir que a comissão da agricultura, desenvolvimento rural, actividades económicas e serviços da Assembleia da República trabalha na província de Nampula ate o próximo dia 9 de Agosto em curso, devendo escalar os distritos de Nampula-Rapale, Moma, Monapo e Nacala-Porto. Em todos os distritos, aqueles parlamentares vão manter encontros com membros dos respectivos governos, agentes económicos, projectos que estão a ser desenvolvidos nessas regiões de modo a apurar o pulsar da economia da província.

Fonte: @Verdade – 04.08.2012

Sem comentários: