sexta-feira, agosto 10, 2012

Células da Frelimo no MICOA

PARTIDO FRELIMO 
CÉLULA DO MINISTÉRIO PARA A COORDENAÇÃO DA ACÇÃO AMBIENTAL
Inicio
Comité Central
Sobre nós
Datas comemorativas
Fotogaleria
Figuras de destaque
Estatuto da FRELIMO

Desde a criação do Ministério para a Coordenação da Acção Ambiental foi sempre nossa preocupação a criação da estrutura do Partido Frelimo dentro da instituição. Temos que salientar que neste percurso, foi muito difícil conhecer os camaradas membros e simpatizantes da Frelimo devido a conjuntura política do país, tendo sido necessário fazer-se um trabalho anónimo entre funcionários, que resultou na conquista, em 1998, de 34 candidatos a membro.  Primeiramente o Partido era representado pela célula e alguns anos depois pelo círculo. Hoje o Círculo do Partido Frelimo, só a nível central, conta com 221 membros.O camarada José Ernesto Barrama foi escolhido, através de eleições realizadas no dia 15 de Dezembro de 1998, para ser primeiro Secretário da Célula. Nesta nobre missão de dirigir a Célula foi apoiado pela camarada Maria de Lurdes Massingue como 1° Assistente responsável pela área de Mobilização e Organização da Célula e pela camarada Palmira Pedro Franciscocomo 2° Assistente responsável pela área de quotização e finanças da Célula. Na cerimonia da tomada de posse o novo elenco apresentou seu programa de trabalho que consistia principalmente em acções nas áreas política, social, financeira e desportiva. É de salientar que o Secretariado estabeleceu como metas o trabalho aturado de mobilização dos funcionários do MICOA para participarem nas eleições de 1999, assegurar fonte de rendimentos para o Partido através de exploração de centro social, entre outras actividades. 
No ano 1999 foi incluído no Ministério o Instituto Nacional de Planeamento Físico, onde também existia a  célula. Assim, passaram a existir duas células e isto, conjugado com o número considerável dos membros, permitiu a criação do Comité do Círculo em 2002. Nas primeiras eleições internas foi eleito o camarada Inácio Bucuane para 1° Secretário do Comité.  Mesmo ano houveram outras eleições internas e saiu delas novo secretário - Augusto Samuel DimandeA.razão de fazer novo escrutínio foi a saída do camarada Bucuane para província Zambézia em missão de serviço - foi nomeado como director provincial.
O Círculo é organizado em três Células: Célula A dirigida pelo camarada Lichucha, que abrange MICOA Sede, Célula B liderada pelo camarada Namburete, que está sediada na Drecção Nacional de Planeamento e Ordenamento Territorial e Célula C dirigida pelo camarada Mahomed, que funciona dentro de Direcção Nacional de Avaliação de Impacto Ambiental, Inspecçõa, Direcção Nacional de Gestão Ambiental e Conselho Nacional de Desenvolvimento Sustentável.

Sem comentários: