segunda-feira, janeiro 03, 2011

Combate à corrupção: Beijing reduz carros oficiais

O governo chinês anunciou que a partir deste ano vai introduzir uma nova campanha de combate à corrupção, que se centrará na redução de carros oficiais e celebrações, noticiou semana passada a agência espanhola EFE, citando a Imprensa chinesa.
Segundo a fonte, “Beijing evitará excessos nos encontros oficias, celebrações e seminários organizados no país, que se transformaram numa nova forma de corrupção". "Muitos grandes eventos que são realizados no país, a maioria de pouca importância, utilizam directa ou indirectamente fundos governamentais", afirmou Zhi Jijia, funcionário governamental, citado pela agência.
Para Beijing, estas celebrações, assim como o exagero de veículos oficiais, produzem um sentimento de rejeição entre a população chinesa. Neste sentido, o Bureau Político do Comité Central do Partido Comunista da China (PCCh) assegurou que apesar do destacado sucesso em promover um Governo limpo este ano, a campanha anti-corrupção ainda enfrenta grandes desafios".

Beijing considera que o alto índice de corrupção na China, especialmente a nível dos governos locais, é uma das principais causas de descontentamento da população, e por isso a luta contra estes delitos é um dos objectivos primordiais da sua política interna.

Por isso, a justiça do país produz com frequência sentenças "exemplares" contra altos cargos declarados corruptos, enquanto o governo central empreende periodicamente campanhas de averiguação dos seus membros, normalmente em nível regional e local.

Segundo dados oficiais, entre 2003 e 2008, 881 mil funcionários foram penalizados por casos de corrupção, subornos e outras infracções disciplinares, na China.

Fonte: Jornal Notícias - 04.01.2011

Reflectindo: os nossos governantes poderão copiar isto que é bom da China?

3 comentários:

Ximbitane disse...

Ora, ora... uma lição que cairia como uma luva por ca

Julio Mutisse disse...

De verdade Xim, nao sei ate que ponto podemos ver uma licao nisto. Eh que nao percebi como esta a ligacao entre carros oficiais e combate a corrupcao. Os fundos estatais continuarao a ser gastos porque continuarao a existir carros oficiais, salvo se os quiserem eliminar.

Reitero, creio que contribuimos para o combate a corrupcao quando oferecemos aquilo de que, verdadeirmente, as nossas populacoes precisam: mais e melhores servicos publicos a todos os niveis e de todos os tipos.

Se oferecermos uma justica melhor, com meios humanos, materiais e financeiros estaremos a contribuir grandemente para combater a corrupcao... se oferecermos mais transporte publico reduziremos a dependencia dos chapas e todas as gincanas que assistimos impavidos e serenos nos dias de hoje, se oferecermos escolas onde as pessoas vivem ajudamos a reduzir a demanda pelo transporte e evitamos as cenas que assistimos ontem da 3 de Fevereiro...

Reflectindo disse...

Para conseguirmos perceber a ligacäo entre carros oficiais e combate à corrupcão precisariamos muito mais material dos chineses ou um estudo local. Mas de todas as formas há no texto um ponto de partida que:
"Muitos grandes eventos que são realizados no país, a maioria de pouca importância, utilizam directa ou indirectamente fundos governamentais".
Eu me questiono se não é verdade??

Uma coisa seria aceitarmos que Beijing não disse que não gastaria fundos do Estado na compra de carros oficiais, mas que reduziria carros oficiais. É má ideia? A reducão não permitirá que mais dinheiro exista para investir em que é necessário para a populacão?

O resto estou de acordo contigo e aí já estamos a falar de justica social e é o que eu defendo.